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Leads, personas e jornada de compra?! O glossário do inbound marketing

Para entender o marketing digital e a força que ele tem para divulgar sua marca, empresa, produtos ou serviços, é importante conhecer os termos mais utilizados. Por isso, criamos esse pequeno glossário, explicando rapidamente algumas das expressões mais usadas no marketing digital:

Lead

É o nome dado à pessoa que demonstra algum interesse em algo que sua empresa oferece, ou seja, um cliente potencial. Sempre que um internauta visita um site e é atraído por um conteúdo, ele inicia uma jornada, seguindo alguns passos. É nesse momento que ele se torna um lead.

Persona

É um método de representação do cliente ideal de uma empresa, através da criação de um “personagem”. Para determiná-la, é necessário uma série de pesquisas. Essa ferramenta é extremamente importante para segmentar seu público-alvo.

Jornada do cliente

O caminho que uma pessoa percorre desde a primeira vez que entra em contato com sua empresa até que ela conclua uma compra.

Jornada do lead

Funil de vendas

Modelo de consumo que anda em paralelo com a jornada do cliente. Estrategicamente a pessoa é conduzida por várias etapas até a aquisição do produto. Conforme os leads seguem o caminho, vão sendo selecionados e quem chega ao final são os clientes reais. É normalmente dividido em topo, meio e fundo.

Nutrição

Esta é a etapa que precede o primeiro contato. No marketing, a nutrição é a construção de um bom relacionamento com o cliente potencial, através da entrega de conteúdos relevantes.

Qualificação de lead

A fase em que todos os usuários que foram atraídos ao seu site são avaliados para separar os que estão mais propensos a efetivarem um negócio.

Ferramenta de marketing digital

A ferramenta, ou plataforma de marketing digital, apóia a estratégia de marketing, oferecendo recursos de monitoramento e qualificação de leads. Com uma ferramenta, é possível analisar o comportamento dos leads e melhorar o relacionamento, nutrindo-os com conteúdo e fazendo com que cheguem ao fundo do funil através da automação de marketing digital, por exemplo.

CRM

Customer Relationship Management, em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Este método foi criado com o intuito de automatizar o contato com os clientes, por meio de sistemas de informações. É o CRM que apóia a organização e o gerenciamento da satisfação e fidelização dos clientes.

KPI

O Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho, é uma metodologia utilizada na gestão e medição da performance de uma empresa. Saiba mais aqui

Churn

De uma forma genérica, podemos dizer que é o número de pessoas que deixam um determinado grupo durante um período específico, isto é, a rotatividade de clientes. O churn é uma métrica muito importante e indispensável para vários segmentos, especialmente empresas de tecnologia.

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