Leads, personas e jornada de compra?! O glossário do inbound marketing

Share Button

Para entender o marketing digital e a força que ele tem para divulgar sua marca, empresa, produtos ou serviços, é importante conhecer os termos mais utilizados. Por isso, criamos esse pequeno glossário, explicando rapidamente algumas das expressões mais usadas no marketing digital:

Lead

É o nome dado à pessoa que demonstra algum interesse em algo que sua empresa oferece, ou seja, um cliente potencial. Sempre que um internauta visita um site e é atraído por um conteúdo, ele inicia uma jornada, seguindo alguns passos. É nesse momento que ele se torna um lead.

Persona

É um método de representação do cliente ideal de uma empresa, através da criação de um “personagem”. Para determiná-la, é necessário uma série de pesquisas. Essa ferramenta é extremamente importante para segmentar seu público-alvo.

Jornada do cliente

O caminho que uma pessoa percorre desde a primeira vez que entra em contato com sua empresa até que ela conclua uma compra.

Jornada do lead

Funil de vendas

Modelo de consumo que anda em paralelo com a jornada do cliente. Estrategicamente a pessoa é conduzida por várias etapas até a aquisição do produto. Conforme os leads seguem o caminho, vão sendo selecionados e quem chega ao final são os clientes reais. É normalmente dividido em topo, meio e fundo.

Nutrição

Esta é a etapa que precede o primeiro contato. No marketing, a nutrição é a construção de um bom relacionamento com o cliente potencial, através da entrega de conteúdos relevantes.

Qualificação de lead

A fase em que todos os usuários que foram atraídos ao seu site são avaliados para separar os que estão mais propensos a efetivarem um negócio.

Ferramenta de marketing digital

A ferramenta, ou plataforma de marketing digital, apóia a estratégia de marketing, oferecendo recursos de monitoramento e qualificação de leads. Com uma ferramenta, é possível analisar o comportamento dos leads e melhorar o relacionamento, nutrindo-os com conteúdo e fazendo com que cheguem ao fundo do funil.

CRM

Customer Relationship Management, em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Este método foi criado com o intuito de automatizar o contato com os clientes, por meio de sistemas de informações. É o CRM que apóia a organização e o gerenciamento da satisfação e fidelização dos clientes.

KPI

O Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho, é uma metodologia utilizada na gestão e medição da performance de uma empresa. Saiba mais aqui

Churn

De uma forma genérica, podemos dizer que é o número de pessoas que deixam um determinado grupo durante um período específico, isto é, a rotatividade de clientes. O churn é uma métrica muito importante e indispensável para vários segmentos, especialmente empresas de tecnologia.

Quer saber como triplicamos as visitas do site de uma empresa de tecnologia, gerando mais de 3.000 leads? Clique aqui.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *