As redes sociais são ferramentas indispensáveis nos dias de hoje para as empresas que querem se manter “vivas” nas mentes das pessoas.
Como a grande maioria das pessoas está no Instagram ou no Facebook, por exemplo, não há como evitar. É preciso recorrer a estas mídias para ir de encontro ao consumidor.
Os benefícios que seu e-commerce ou varejo terá, sabendo trabalhar as redes sociais, são muitos e você não precisará investir alto para alcançá-los.
Por que devo usar as redes sociais para minha loja ou e-commerce?
Criar relacionamento para fidelizar
A superficialidade de um primeiro contato comercial não vai fidelizar sua clientela. É preciso mais, isto é, construir relacionamento.
Por meio das redes sociais isso torna-se possível. Com conteúdo que gere confiança e diálogo, seu público vai adquirindo uma ligação com sua marca.
Com o passar do tempo este relacionamento se converterá em fidelização.
Redes sociais para conquistar e atrair mais clientes
As redes sociais oferecem diversas ferramentas que contribuem na atração de leads (clientes potenciais).
Lojas de varejo e e-commerce podem identificar comportamento, preferências e necessidades do cliente e, assim, entender que produtos são de seu maior interesse.
A segmentação de público nas redes sociais também é um recurso muito vantajoso, principalmente para anúncios. Levar uma promoção ao grupo de interesse certo é muito mais assertivo.
Promover loja e produtos nas redes sociais
Talvez esta seja a técnica de divulgação mais vista nas redes sociais e, certamente, você já deve ter visualizado diversas promoções de produtos e serviços.
Se esta estratégia for bem planejada e aplicada o retorno positivo é certo.
Investir pouco em divulgação
Fazer anúncios em mídias convencionais, como tv, rádio, jornais ou revistas é bem dispendioso. Se você comparar os custos, vai entender o quanto vale a pena investir em redes sociais.
Aumentar vendas da loja
O que todas as empresas querem é fazer mais negócios. O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), realizou uma pesquisa em 2018 e concluiu, naquele ano, que 48% dos jovens fazem compras pelo celular.
Aí eu pergunto: Quais plataformas são mais acessadas nos smartphones hoje em dia? Resposta: Redes Sociais, certo?.
Não há como negar o poder que Facebook, Instagram, Twitter ou Youtube têm sobre as vendas do varejo e do e-commerce.
Dados estatísticos dão conta de que o Brasil está entre os 10 maiores mercados de comércio eletrônico:
- 1. China: US$ 672 bilhões
- 2. EUA: US$340 bilhões
- 3. Reino Unido: US$ 99 bilhões
- 4. Japão: US$ 79 bilhões
- 5. Alemanha: US$ 73 bilhões
- 6. França: US$ 43 bilhões
- 7. Coréia do Sul: US$ 37 bilhões
- 8. Canadá: US$ 30 bilhões
- 9. Rússia: US$ 20 bilhões
- 10. Brasil: US$ 19 bilhões
Pesquisas da GlobalWebIndex, informam que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais.
A importância delas para o e-commerce e varejo é cada vez maior. Sabia que, atualmente, 74% dos consumidores usam as suas redes sociais para decidir se compram, ou não, um produto?
Mais da metade da população tem perfis nas diversas plataformas e 56%, deste grupo, acompanham suas marcas preferidas nas mídias on-line.
Não há dúvidas que estar presente nas redes sociais, com uma boa estratégia, aumenta substancialmente o volume de vendas de sua empresa.
Você sabia que o Social Media Marketing é fundamental para seu varejo ou e-commerce “bombar” nas redes sociais?
Se destacar dos concorrentes não é um trabalho fácil. É preciso ser persistente e constante. Mas nada disso adianta se não houver um bom atendimento.
Dito isto, sucesso depende de um conjunto de ações que vão deste um bom produto até um pós-venda eficaz.
Mas, como criar a estratégia perfeita para ter resultado nas redes sociais? Bom, é necessário contar com uma consultoria de marketing que ofereça serviços de social media.
Há dois anos, o Social Media Trends concluiu que uma das principais vantagens de usar as redes sociais é a ampla visibilidade on-line, o que atualmente se intensificou ainda mais.
A dica é contar com uma agência de marketing digital que faça todo este trabalho de pesquisas, métricas e planejamento.
Principais redes sociais e suas características
De novo, segundo o Social Media Trends, o Facebook é a principal rede social entre as empresas brasileiras. Mas de 95% usam a plataforma.
O Instagram vem em segundo lugar, com quase 64%. Depois LinkedIn, Twitter, YouTube e Pinterest. Vamos destacar as duas primeiras colocadas.
1- Facebook: Maior rede social do mundo. Importantíssima para o varejo e o e-commerce.
Nela é possível fazer postagens em textos, imagens ou vídeos. E tem mais! O Facebook oferece o Marketplace onde você pode vender seus produtos.
2- Instagram: Seu apelo é totalmente visual. Fotos devem sempre ser em alta resolução, bem tiradas e os vídeos com menos de um minuto. Nele você não pode postar somente texto.
Converse com uma consultoria de marketing digital para planejar as ações mais assertivas para seu negócio de varejo ou e-commerce.
Mantenha uma atividade constante nas redes sociais e ofereça conteúdos que levem conhecimento aos seus clientes.
Lembre-se, as redes sociais são os principais canais on-line de interação com o público consumidor. Não fique de fora!
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