Como gerar leads nas redes sociais?

Share Button

Atualmente Facebook ou Instagram, entre outras, são redes sociais que vão além da socialização. Elas se tornaram um local para relacionamento comercial.
Além do Google, grande parte dos consumidores procuram, em mídias sociais, informações e opiniões sobre um determinado produto, marca, serviço ou empresa antes de finalizar uma compra.

É exatamente por conta deste movimento que o marketing de conteúdo, assim como o inbound marketing, vêm explorando estrategicamente as redes sociais.
Elas são ferramentas indispensáveis para a geração de leads (clientes potenciais). Mas o que fazer para conseguir um bom engajamento e conquistar novos clientes?

Determine sua persona (modelo fictício de cliente)

Ao estabelecer o perfil ideal de um cliente é importante saber qual o público-alvo que se deseja alcançar.

Faça pesquisas para desenhar o padrão comportamental dos clientes que consumiriam seu produto ou contratariam seus serviços.

Comece estudando sua base de clientes e depois amplie um pouco mais esta análise. Este processo vai definir características ou desejos de seu cliente ideal. Quando você define a persona adequadamente o relacionamento de sua empresa nas redes sociais é muito mais eficiente e assertivo.

Vá onde está sua persona

Isso quer dizer que é fundamental identificar quais são as redes sociais que são mais utilizadas pelo seu público-alvo. Concorda que não tem sentido investir em conteúdo rico no Instagram se sua persona está presente, em grande parte, no Facebook?

A quantidade de mídias sociais é grande e um dos maiores erros estratégicos é querer estar em todas elas. Ao invés de “atirar” no alvo, as ações ficam pulverizadas. Pensando assim, conclui-se que o melhor plano para garantir a geração de novos clientes é focar nas redes sociais onde sua persona é ativa. O relacionamento entre sua empresa e seu público será construído do jeito certo e, certamente, surgirão novas vendas.

Crie e publique somente conteúdo relevante

O crivo analítico dos internautas está cada vez mais elevado. A busca por conhecimento é constante e o marketing de conteúdo é indispensável em uma boa estratégia. Se sua empresa deseja atrair a atenção dos leads é preciso investir em textos que transfiram cultura, educação e clareza ao leitor.

Quanto mais qualidade tiver o material disponibilizado para seus usuários, melhor será o engajamento deles. Seguramente, esta é a melhor ferramenta para geração, nutrição e segmentação de leads. Mas atenção a um detalhe!

Nas redes sociais os conteúdos não precisam ser exclusivamente produzidos na plataforma. Uma instituição ganha ainda mais autoridade compartilhando materiais ricos e links que dão acesso a conteúdos educativos.

Faça o acompanhamento e a análise dos resultados

Todos os dias, controle o desempenho de sua estratégia, independente da fase que ela esteja.
Realizando este trabalho é possível identificar o momento em que uma mudança precisa ser feita, por exemplo.

Use uma plataforma de automação de marketing

O meio mais eficiente de automatizar o envio dos conteúdos produzidos é por meio das plataformas de automação de marketing, como RD Station, GetResponse ou Mailchimp.
São elas que assumem a etapa mais repetitiva da estratégia, como disparo de e-mail marketing ou a programação de publicações nas redes sociais.

As plataformas de automação também ajudam na gestão dos leads. Um investimento que vale a pena para qualquer empresa.

O que você procura hoje? Novos leads? Um relacionamento mais próximo de seus clientes? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Comente abaixo ou mande um e-mail pra gente conversar.

Share Button

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *