Talvez criar campanhas de marketing para empresas de tecnologia seja o trabalho com maior número de possibilidades, já que grande parte dos serviços e produtos de TI estejam mais disponíveis por meios digitais. Afinal, o marketing digital precisa da tecnologia para criar estratégias dentro dos canais disponíveis, como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, displays, etc.
Se a meta é aumentar receita e faturamento para as empresas de TI, o melhor meio de fazer isso é desenhar ações de marketing digital que tenham o objetivo de angariar novos clientes e fortalecer o nome da empresa no mercado.
Veja algumas dicas que são essenciais para o sucesso da sua campanha.
Utilize as redes sociais
Esse assunto já foi falado à exaustão, mas ainda existem muitas pessoas que não entenderam o quanto as redes sociais são importantes para os negócios. A correta utilização, com planejamento e táticas infalíveis são alguns fatores que geram oportunidades de negócio.
Facebook, Twitter, Instagram e até mesmo o Linkedin não devem ser usados apenas para divulgar conteúdos. É preciso conhecê-los a fundo e entender o que cada um oferece.
Para interagir com o seu público-alvo, as redes sociais são ferramentas muito importantes. Muitos usuários utilizam o messenger do Facebook, por exemplo, para entrar em contato com a empresa, tirar dúvidas sobre um produto ou fazer reclamações. Esse canal aproxima o cliente e estreita o relacionamento. Mas é essencial que todos recebem um retorno, e com celeridade.
Crie conteúdo relevante sobre tecnologia para seus prospects
As pessoas estão cada vez mais interessadas em obter conhecimento, por isso o número de internautas fazendo pesquisas nos grandes buscadores é tão grande. Todos os dias milhões de pessoas acessam a maior plataforma do mundo, o Google. Por isso, estar na primeira página dos resultados é um dos segredos para o sucesso de sua empresa de tecnologia.
Para tanto, é preciso investir em marketing de conteúdo, isto é, produzir artigos repleto de informações que levem conhecimento ao leitor.
E o texto precisa prender a atenção da pessoa logo nas primeiras linhas. Existe um estudo que concluiu que cerca de 75% das pessoas não seguem a leitura quando ela é complexa ou sem riqueza de informações.
Uma técnica que não pode faltar nos conteúdos que você disponibiliza sobre tecnologia é o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para mecanismos de busca. Este tipo de tráfego é chamado de “orgânico”, ou seja, gratuito. Quanto mais dados interessantes você oferecer para quem acessou sua página, melhor.
E como conseguir o e-mail que um cliente potencial? Imagine que você se interessou por um e-book e para baixá-lo gratuitamente você só precisa informar seu e-mail! Você certamente faria. É exatamente por isso que seu artigo deve ser rico, para que o usuário se sinta interessado a receber mais conteúdos sobre o assunto.
Automação de marketing para empresas de tecnologia
Na medida que seus leads (clientes potenciais) são atraídos você precisa ter um fluxo já planejado e consistente para conservá-lo por perto.
Esta etapa é chamada de nutrição de leads, que nada mais é que um relacionamento mais próximo, mantido com o envio de outros artigos.
A automação vai evitar que tudo que foi feito até este ponto seja totalmente perdido com a desistência do leitor.
Outra coisa! Você vai conquistar a confiança dos seus leads, pois durante a etapa de nutrição eles vão perceber por que seu produto, ou serviço, é bom e capaz de resolver um possível problema.
Para um empresa de tecnologia, essa fase é de suma importância. Você sabe que as dúvidas nesta área são grandes e nem sempre o seu público-alvo conhece a própria dor. Ou seja, sabe que tem um problema, mas não sabe exatamente qual e como resolver. A automação de marketing serve para finalizar todo o processo do funil de vendas.
Para concluir, não há como afirmar que são apenas essas dicas que irão garantir o sucesso de uma campanha de marketing, mas certamente elas colocarão sua estratégia no caminho para alcançar maiores resultados. O mais importante em todas elas é descobrir o que incomoda seu cliente e ajudá-lo a resolver isso.