A principal busca das franqueadoras durante um processo de expansão é por um empreendedor que esteja alinhado com a cultura da empresa. A cultura empresarial é o conjunto de elementos que definem os hábitos dos envolvidos, inclusive a imagem que a empresa passa ao mercado. É a junção de crenças, valores e forma de encaminhar os negócios que fazem parte da imagem corporativa da franqueadora.
Ao selecionar um franqueado, muitas empresas buscam o perfil adequado à esses valores, afinal, um empreendedor com a mesma visão de negócios da empresa tem muito mais chances de dar certo e colaborar com o crescimento da rede de forma sustentável, não é?
A cultura empresarial na comunicação da franquia
Uma das formas de iniciar o processo de captação de franqueados realmente alinhados à sua cultura é trabalhar toda a comunicação baseada nessa imagem. Aplicar os principais valores e hábitos no processo de informação e captação dos leads.
Não é uma tarefa fácil. A cultura empresarial precisa estar no plano de negócios para que seja conhecida e disseminada por cada integrante da empresa. Primeiro passo dado, o responsável pela comunicação e marketing da franqueadora deve vivenciar esses costumes e explorá-los para que estejam presentes em todos os canais de informação sobre a empresa., começando pela identidade visual e discurso.
O primeiro contato com a marca é o momento em que as pessoas absorvem a maior parte dessa cultura. Um discurso mais informal nas peças de marketing demonstram muito sobre como a empresa se posiciona no mercado. Tudo está ligado: identidade visual, imagem corporativa, posicionamento de mercado, público-alvo. E todos devem ser considerados para espalhar a mensagem sobre valores e objetivos da rede.
Expansão de franquias pela cultura
Certo. A cultura empresarial (ou organizacional) é importante para os negócios, mas como expandir a rede levando essas ideias para todos? O primeiro passo é encontrar as pessoas certas que serão os porta-vozes da empresa em cada unidade da rede, ou seja, o franqueado certo.
Expandir a rede mantendo a mesma cultura passa por desafios diversos. A própria localização geográfica pode ser um grande obstáculo, mas quando o processo é planejado desde o início, fica mais fácil enfrentar as dificuldades da expansão de cultura.
Uma rede forte vai ser sempre baseada nos mesmos valores, atendendo o cliente da mesma forma, fazendo-o entender a noção de todo da empresa, evitando criar problemas do tipo: “Prefiro a outra loja, onde os atendentes são mais educados”.
E para que isso aconteça, voltamos ao primeiro elemento principal de cada unidade franqueada: o empreendedor.
Os candidatos estão alinhados à cultura da empresa?
É o empreendedor que deve absorver a forma de trabalho da marca e colaborar com o aprendizado dos novos colaboradores. Mas para isso, precisa ter um perfil alinhado a esses valores. Isso deve ser levado em consideração quando se define a forma de atrair empreendedores com uma visão estratégica específica.
O tipo de visão deve ser a base para se definir em qual tipo de evento vamos divulgar essa marca, quais canais digitais e quais segmentações de público serão utilizadas para encontrar o franqueado certo. Tudo deve ser pensado do início.
Atrair pessoas com a mesma visão da empresa vai colaborar com a agilidade do processo de seleção e pesquisa do candidato. Afinal, o próximo passo levará em conta outros aspectos e a cultura organizacional será absorvida muito mais rápido e repassada com confiança.
Qualificação de leads
Existem diversas forma de qualificar os leads atraídos antes de começar um processo de seleção propriamente dito. No inbound marketing, trabalhamos principalmente com a nutrição através de conteúdos. Assim, o consumo desses conteúdos nos permite analisar o interesse e o nível de conhecimento dos candidatos, deixando claro quem realmente está alinhado à cultura da empresa.
Marketing digital na expansão da franquia
A capacidade de mensuração e mapeamento de navegação que os canais digitais proporcionam, os qualificam como principal meio de conhecimento sobre cada lead adquirido. Por isso, uma estratégia completa e bem planejada de marketing digital possibilita atrair os leads certos e analisá-los para que, de acordo com o seu nível de conhecimento e interesse, possamos educá-lo melhor sobre a cultura da franqueadora e qualificá-lo para ser o próximo franqueado.
Esse processo exige envolvimento total da franqueadora com os responsáveis pelo marketing digital, para elaborarem uma estratégia de expansão efetiva que gere resultados constantes. Campanhas pontuais são boas réguas de aprendizado, pois fornecem dados sobre o que funciona e o que não funciona para o seu público, mas os resultados chegam de verdade quando se faz um trabalho constante de atração, nutrição e qualificação de leads.
Preparamos um infográfico com dados do mercado de franquias e de marketing digital, que podem ajudar a entender como começar um bom planejamento de expansão através desse canal. Acesse aqui.