Os formadores de opinião estão cada vez mais presentes na internet. No Brasil e no mundo, existe uma forte presença de creators (criadores) nas plataformas digitais. O marketing de influência foi quem apresentou, a este grupo que estava atento às mudanças, como o conteúdo online é uma poderosa “arma” de publicidade e renda.
O que exatamente é um influenciador digital?
Também chamado de digital influencer, é uma pessoa que usa suas redes sociais para opinar, analisar, interagir, militar e inspirar ou motivar outros indivíduos. Tudo isso é feito por meio de áudios, vídeos ou textos. Alguns escolhem um segmento específico, como política, religião, beleza ou pet. Outros falam de tudo, um pouco.
As ferramentas são várias: Youtube, Instagram, Facebook, Podcast ou Blog.
O mais importante, para o influenciador digital, é saber onde está o público que ele quer alcançar e oferecer conteúdo relevante para seus seguidores.
Por que os influenciadores digitais são importantes para o marketing da sua empresa?
Sendo direto, porque tudo mudou e o monopólio que antes pertencia as mídias tradicionais, como TV, rádio, jornal ou revista, acabou.
Com a chegada da internet as pessoas passaram a ter muito mais acesso a informação e um grande leque de novas possibilidades de publicidade se abriu.
Hoje, o digital influencer é a melhor conexão entre cliente e marca, porque quando ele divulga algo, o público confia. Quando uma pessoa segue um formador de opinião, existe uma ligação entre os dois. Por isso, tudo que é falado tem um peso diferente. Mesmo que anúncios e todos os outros meios de divulgação sejam importantes, uma empresa não pode ficar apenas limitada a estes formatos.
O influenciador digital tem peso sobre a decisão do público que o acompanha e, certamente, ele fala do que conhece para que seus seguidores continuem acreditando nele. E isso dá ainda mais credibilidade para o seu produto ou serviço.
Influenciadores digitais são um grande negócio
Em 2017, empresas importantes, como Influence Impact Report, Google Insights, Global Trust In Advertising e The Share Millennials Insights Project, divulgaram alguns números interessantes:
– 35% dos seguidores receberam recomendações em suas redes sociais
– 70% dos adolescentes, que se conectam ao Youtube, preferem influenciadores a celebridades
– 83% dos consumidores acreditam mais nas indicações dos creators do que em outro tipo de publicidade
– 91% da geração Y encontram conteúdos em sites e redes sociais
O que fazer para divulgar uma marca com influenciadores digitais?
Marketing de Influência
É basicamente um plano de marketing digital que envolve a participação de creators com grande número de seguidores engajados.
Esta estratégia é mais humanizada, já que a pessoa que fala é conhecida, próxima e interage diretamente com o público consumidor. Não é apenas um ator ou um anúncio frio.
Mas veja, influência não se mede pelo número de seguidores ou de curtidas. Alcançar o interior de um indivíduo exige um trabalho diário para conquistar confiabilidade. Não importa a idade ou a classe social do público para o qual o influenciador se dirige. O que interessa mesmo é o poder de persuasão que ele tem sobre seus seguidores.
Portanto memorize estes três fatores que constroem a influência:
– Público
– Engajamento
– Relevância
Isto é, o tamanho da audiência, o relacionamento com esta audiência e a relevância dos conteúdos, aos olhos do mercado, formam o conjunto de elementos que determinam se uma pessoa tem, ou não, influência.
Lembre-se de primeiro identificar o influenciador que tem o mesmo público que você deseja alcançar, pois não adianta formar uma parceria com alguém que fala com pessoas que não são o tipo de cliente ideal para sua empresa. Cada mercado e cada produto tem um tipo de conteúdo a ser explorado e um público a ser alcançado. Tudo depende do seu planejamento de marketing.
Só uma observação final: Um estudo da Universidade Chinesa de Hong Kong concluiu que
cerca de 50% dos consumidores confiam em influenciadores digitais e 40% tomam decisões por causa deles.
Se você aliar este poder a um bom produto ou serviço, seu sucesso será garantido. Mas não se esqueça: esse trabalho precisa estar alinhado a uma estratégia que contempla diversas ações planejadas que otimizam os resultados, afinal, uma andorinha só não faz verão, lembra?!