Estar presente nas redes sociais é algo indispensável para as empresas hoje em dia. Ao passo que a tecnologia avança, mais pessoas se conectam e interagem pela internet.
É incomum encontrar alguém que não tenha um perfil no Facebook ou no Instagram, por exemplo. Por isso o potencial é grande, mas a quantidade de opções também, então é preciso saber administrá-las.
Mas o que é gerenciamento de redes sociais?
São ações diárias, como a divulgação da empresa ou o lançamento de um produto. Mas há várias estratégias que podem atrair a atenção de novos clientes e fidelizar os que já conhecem a marca.
Para gerir as redes sociais de forma eficiente, é fundamental, não somente saber quem é o público-alvo, mas, também, compreendê-lo. Esta análise é importante para que a escolha de cada ação seja assertiva.
Como fazer o gerenciamento de redes sociais?
A empresa busca resultados e, para alcançá-los na web, é preciso entender como é possível fazer uma boa gestão de cada perfil, desde o planejamento das estratégias até a execução das mesmas. Para isso os passos mais importantes são:
1. Conhecer usuários e inscritos
Para definir o canal onde sua empresa terá um perfil, primeiramente, faça uma pesquisa para saber quem é o seu cliente potencial. Para isso sua persona (o cliente fictício ideal) já deverá estar desenhada.
Todo o comportamento deve ser estudado, como gostos, hábitos e necessidades. Procure saber, também, que redes sociais seu público utiliza.
2. Analise, minuciosamente, seus concorrentes
Já que esta prática é feita pela área de marketing, ela serve perfeitamente para ajudar em suas decisões. Comece identificando a concorrência e em que canais estão mais presentes.
Veja quantas publicações são feitas diariamente, o formato delas, número de seguidores (ou inscritos), tipo de conteúdo, etc.
3. Publique somente conteúdos relevantes
O excesso de informações confunde as pessoas que, sempre ansiosas, buscam dados mais relevantes e textos objetivos. Se destacar “na multidão” é uma das maneiras de atrair a atenção do internauta.
4. Agende suas publicações
O ideal é fazer um planejamento para as publicações. Faça um calendário para suas publicações.
As redes sociais têm um recurso que possibilita o agendamento de postagens. Mas caso não tenha, utilize a ferramenta “lembrete” de sua agenda on-line.
5. Avalie constantemente seus resultados
Já que o gerenciamento gera bons resultados então é necessário acompanhar se as ações estão trazendo o retorno esperado. Vale ressaltar que pode acontecer que seu resultado seja um no Facebook e outro no LinkedIn, por exemplo.
Esta análise é essencial para que você identifique as estratégias mais eficientes em um canal e o que precisa ser mudado para que o resultado seja melhorado.
O perfil comercial, quando bem administrado, é um meio poderoso para levar o nome de sua empresa até as pessoas que ainda não a conheciam. para saber mais sobre gestão de redes sociais para negócios, leia aqui.