Já está se preparando para 2020?
Como a internet é um mundo em constante atualização, é fundamental ficar de olho nas mudanças e atualizar o planejamento com as novidades.
Por isso, separamos os 10 pontos que merecem sua atenção e devem ser aplicados em suas redes sociais em 2020:
1) Notícias e Informação: muito mais engajamento
Você sabia que, segundo a Forbes, 50% dos internautas têm acesso às notícias por meio das redes sociais?
TV, jornal, revista e até mesmo sites ficam em segundo plano!
E como essa tendência parece que veio para ficar, vale a pena investir em conteúdo informativo sempre que for de interesse dos seus seguidores.
2) SEO: terá ainda mais destaque
As técnicas de otimização (SEO) terão ainda mais relevância para o próximo ano. Além das mudanças de algoritmo durante o ano de 2019, incluindo a maior de todas em dezembro, a criação de conteúdo rico continuará sendo uma das ferramentas gratuitas mais utilizadas nas redes sociais para dar autoridade a uma marca.
Ainda dentro deste tema, o uso de plataformas, como o SemRush (que auxilia na identificação de palavras-chave), será ainda mais constante.
3) Grupos de Facebook
Os rumores de que o Facebook está “morrendo” só estimularam a plataforma a buscar novas estratégias.
Há algum tempo o Facebook tem feito anúncios para incentivar seus usuários a participarem de grupos onde possam se conectar a outras pessoas e discutirem temas em comum.
Uma tendência forte para 2020, já que ao criar um grupo a empresa pode compartilhar informações interessantes com seus participantes.
O engajamento acontece naturalmente e o relacionamento é mais próximo!
4) Público mais maduro será ainda mais presente
Essa é a tendência! Somente no Facebook, por exemplo, mais de 40% dos usuários possuem mais de 65 anos.
O público mais velho também quer ser digital e seu interesse cresce a cada dia. Caiu por terra a ideia que redes sociais foram criadas apenas para um público jovem. Diante disso, reveja sua estratégia, caso as pessoas mais velhas estejam sendo deixadas de lado em suas redes sociais.
5) Aumento das vendas por meio das redes sociais em 2020
Como a maioria das pessoas passam horas nas redes sociais, as empresas, atentas a isso, já estão disponibilizando a funcionalidade de compra para os usuários.
Fazer o uso mais intenso desta ferramenta é uma tendência para 2020, já que permite ao internauta permanecer em seu perfil para realizar uma compra sem ter de ser direcionado para outro endereço.
O Facebook Marketplace e o Instagram Store, por exemplo, serão mais explorados no próximo ano e a previsão é que as conversões aumentem.
6) Twitter: conteúdos viralizados
Se você procura um local onde seu conteúdo se espalhe rapidamente e ainda estimule o envolvimento dos usuários, tenha uma conta no Twitter (se ainda não tiver, claro).
Em 2020 a plataforma deve se consolidar ainda mais como uma excelente opção para quem não quer gastar com anúncios e, mesmo assim, ganhar engajamento do público.
Aposte nas threads (tweets sequenciais – um seguido do outro – falando de um mesmo assunto).
7) Mais automação nos perfis comerciais
Percebeu que as tendências são muito voltadas a levar mais facilidade aos usuários?
Você já deve ter ouvido falar em chatbots (atendimento feito por robôs).
Uma ferramenta inteligente que dá respostas personalizadas, rápidas e objetivas para perguntas básicas. Desse jeito, o usuário não fica muito tempo aguardando um retorno que pode ser imediato.
8) Figurinhas do WhatsApp
Todo mundo ama trocar figurinhas nos aplicativos de mensagem.
A conversa fica mais animada e rápida, porque com apenas um clique você pode transmitir um pensamento ou uma mensagem. Para 2020 a aposta é trazer a ideia para dentro das empresas. Como? Criando figurinhas personalizadas para a marca. Já pensou estas imagens viralizando no whatsapp? Com criatividade sua empresa pode ficar ainda mais em evidência.
9) Redes Sociais em 2020 como mecanismos de busca
Você já sabe que as pessoas tendem a buscar tudo em um único lugar.
E quem está sempre antenado já percebeu que as redes sociais também são usadas como ferramentas de buscas, como acontece com o LinkedIn.
Quem procura uma recolocação não recorre mais ao Google. Os profissionais vão direto ao LinkedIn para realizar pesquisas por vagas de emprego.
Um dica importante é fazer uso de hashtags. Em 2020 elas serão ainda mais importantes para seus conteúdos serem visualizados.
10) Novas redes sociais para ficar de olho: TikTok
Aqui no Brasil a primeira rede social musical se chamava Musically e, após ser vendida, adotou outro nome: TikTok.
Nela, os usuários podem criar vídeos curtos dublando músicas e compartilhando o resultado. Mais de 40% dos usuários do TikTok têm entre 16 e 24 anos. A plataforma já ultrapassou os 500 milhões e, para 2020, o objetivo é aumentar ainda mais este número.
Se o público-alvo de uma empresa é formado por jovens nessa faixa etária, o TikTok deve passar a ser considerado como ferramenta de marketing.
Toda empresa precisa ter um site atualizado e intuitivo, mas “marcar bobeira” nas redes sociais pode deixá-la muito mal colocada.
Busque o auxílio de uma consultoria de marketing digital e faça a diferença em 2020!