É de conhecimento geral que, para um negócio sobreviver e ser competitivo, é preciso criar boas estratégias de divulgação e uma plataforma de marketing digital pode ser uma grande aliada nesse planejamento.
Diante da busca constante pela redução de custos e novas modalidades de publicidade, as mídias tradicionais, como TV e rádio, foram deixadas para um segundo plano. Isso aconteceu, porque o investimento nesses veículos são altos e não há uma forma exata de medir os resultados, muito diferente das mídias digitais que comprovam sua eficácia com números exatos.
Mas o que é uma plataforma de marketing digital?
As plataformas de marketing digital são ferramentas relativamente novas no mercado. Basicamente é um sistema onde é possível gerenciar a base de Leads (clientes potenciais), acompanhar as redes sociais, pesquisar e analisar as keywords (palavras-chaves) e gerar relatórios completos e personalizados. É possível, inclusive, monitorar a interação de cada visitante que acessou com o seu site ou landing page (página por onde um internauta entre em um site). A plataforma de marketing digital permite captar dados dos usuários com ferramentas de interação e acompanhar a jornada do lead através de interações com seu conteúdo ou automação de e-mail marketing, por exemplo.
Quais benefícios as plataformas digitais oferecem?
1- Redução de custos
Com uma estratégia certa, utilizar uma plataforma de marketing digital traz retorno. A praticidade inserida no dia a dia é capaz de diminuir custos de aquisição com a automatização de processos, como a separação e o preparo de leads.
Quando estas tarefas são automáticas a equipe direciona seus esforços para as ações que farão com que os clientes potenciais sigam a jornada de compra dentro da plataforma.
2- Celeridade nas vendas
Como os leads chegam em estágio mais avançado a área comercial, o vendedor não perde tempo com a etapa inicial em que o cliente ainda não sabe ao certo o que quer. Ao serem direcionados ao departamento de vendas, o lead já conhece o produto, ou serviço, e é quase certo que sua decisão já tenha sido tomada. Saiba mais sobre marketing digital e vendas complexas aqui.
3- Crescimento: vendas e faturamento
Como já falamos, com uma jornada de compra automatizada, a empresa investe seu tempo com atendimentos mais assertivos, ou seja, com futuros clientes. Esse processo, que a plataforma de marketing digital disponibiliza, é um dos pilares para o crescimento da receita do negócio e aumento do número de clientes.
Principais plataformas da atualidade
Entre diversas opções do mercado, fica difícil definir quais são mais populares. Mas dá para saber a mais eficiente. Aqui na Saatis, somos parceiros RD Station, plataforma pioneira no país que segue em franco crescimento no mercado. Ela foi criada para ser intuitiva e inclui os recursos necessários para aplicar uma boa estratégia de inbound marketing.
O que devo considerar ao escolher a melhor plataforma de automação de marketing digital para minha empresa?
Após o primeiro passo, dado no momento em que você decidiu automatizar sua empresa e conhecer todas as funcionalidades indispensáveis para uma plataforma eficaz, é preciso passar a prática.
É importante avaliar o que sua empresa realmente necessita para garantir melhorias constantes dos processos a fim de aumentar o volume de vendas e obter resultados satisfatórios. Por isso é fundamental analisar as facilidades de uso da plataforma antes de adquiri-la, assim como suas possibilidades de customização ou integração com outras ferramentas.
Lembre-se ainda que é importante verificar a eficácia da plataforma quanto a geração de relatórios que ajudarão na tomada de decisões importantes.
Treinamentos e suporte técnico são pontos indispensáveis e vão proporcionar mais tranquilidade à equipe, já que é comum surgirem dúvidas no momento de usar a ferramenta de marketing digital.
Depois dessas ponderações e, talvez, a separação das três plataformas que mais lhe atendam, vem a avaliação do melhor custo-benefício para iniciar a implantação da automação de marketing digital.
Quais as características indispensáveis para uma boa plataforma de automação de marketing digital?
Antes de mais nada a plataforma precisa otimizar procedimentos, ações e metodologias. Uma característica básica de qualquer ferramenta de automatização.
No mercado é possível encontrar diferentes alternativas, mas algumas aplicações e utilidades são determinantes para que sua empresa visualize os resultados que a tecnologia poderá trazer aos processos diários. Dito isto, dá para afirmar que a plataforma escolhida deve ter a capacidade de oferecer suporte completo para a geração de novos clientes potenciais (leads). E não esqueça de considerar o monitoramento do fluxo da nutrição de leads.
Outro detalhe que não pode ser deixado de lado é a gestão das redes sociais. Certamente sua empresa esteja presente nas principais mídias.
Sendo assim, é importante que sua plataforma conte com um recurso que faça a análise de todas elas, como os envios automáticos de e-mail marketing para seus clientes ou prospects.
A criação de formulários, landing pages ou e-books são, da mesma maneira, funcionalidades importantes e obrigatórias.
As plataformas de automação digital mais procuradas
Active Campaign
Uma das referências mundiais em automação de marketing, a Active Campaign traz, além da automação de fluxos de comunicação e de ferramentas avançadas como lead scoring e tracking, possibilidades de integração de fluxos de e-mail com disparos de SMS, ferramenta de chat para o site e outras novidades. A ferramenta tem uma interface moderna e traz funções atualizadas, principalmente para empresas que trabalham com vendas complexas B2B.
A Active Campaign oferece diversos tipos de plano que se adequam às mais variadas realidades das empresas, tanto em relação às funcionalidades como ao custo. Atualmente, o melhor custo-benefício para o mercado brasileiro.
RD Station
Esta plataforma reúne os mais importantes recursos para criar uma estratégia de Marketing Digital em um mesmo lugar.
É possível contar com otimização de página (SEO), painel de palavras-chave, postagens em mídias sociais, anúncios de Facebook ou envio automático de e-mail marketing.
Esta é, certamente, uma das vantagens desta plataforma de automação digital: facilitar os processos que envolvem o funil de vendas.
Geralmente, as empresas que trabalham com vendas B2B, ou seja, que vendem para outras empresas, são as que mais utilizam o RD Station, mas isto não é uma regra.
Para se ter uma ideia da abrangência da RD, até mesmo ONG’s, profissionais liberais e e-commerces fazem uso de seus recursos.
Além do site é preciso considerar alguns pontos, como investimento em Ads, uma equipe de vendas com muita habilidade na abordagem de leads e, claro, marketing digital.
A plataforma oferece três tipos de planos: Basic, Pro e Enterprise. Mas se tiver dúvidas de qual escolher é importante buscar uma consultoria para receber orientações.
E da RD nós falamos com conhecimento de causa, já que somos parceiros há algum tempo, aplicando estratégias completas de inbound marketing para clientes de diversos mercados.
GetResponse
Se você chegou ao ponto de não conseguir mais gerenciar o envio de e-mail, a GetReponse pode gerenciar estes disparos para seus clientes ou leads.
Com esta plataforma é possível criar um lista de contatos, parceiros, consumidores ou clientes potenciais para que sua instituição possa nutrir este mailing com informações e conteúdos relevantes.
A GetResponse possibilita que o relacionamento com todas estas pessoas seja constante e, deste modo, a receptividade aumenta, o que traz um resultado mais rentável para sua empresa.
Um dos pontos a destacar desta plataforma de automação digital é que você conta com mecanismos bem interessantes, como modelos de e-mails, que ajudam muito na hora de criar uma campanha de marketing.
Ele também faz excelentes edições e disponibiliza um arquivo de fotos em alta resolução e totalmente gratuitas. E tudo muito simples de usar.
Serviço de auto-resposta, teste A/B (que avalia sua estratégia de marketing) ou editor de newsletter ao alcance de suas mãos.
E tem mais! A GetResponse pode ser integrada a outros serviços, importar contatos existentes e manter dados atualizados.
LeadLovers
Se você procura uma plataforma que tenha as funcionalidades indispensáveis para promover seu negócio e, além disso, ajude sua empresa a bater metas, então a LeadLovers pode ser uma opção.
Com um bom custo-benefício, ela te permite criar páginas para a internet e desenhar funis de vendas bem eficientes.
A LeadLovers também disponibiliza diversos cursos para os associados. A plataforma é bem intuitiva, tem um bom suporte técnico, é fácil de usar e a taxa de entrega de e-mails é uma das melhores.
E que tal utilizar o messenger do Facebook para conversar com seus leads? Basta fazer a integração e configurá-lo.
Mas além do e-mail e do messenger, a LeadLovers oferece o SMS marketing, que tem grande alcance, já que hoje em dia todos estão constantemente conectados ao celular.
Os gatilhos inteligentes filtram os leads com o objetivo de segmentar seu público de uma maneira assertiva.
A plataforma permite a criação de páginas de vendas, vídeos, downloads, capturas de leads e muitas outras.
E só para não deixar de mencionar, a LeadLovers ainda tem a área de membros, o lead scoring (que ajuda na segmentação) e integração com plataformas de pagamento e CRMs (como Sales Force ou Pipedrive).
Mailchimp
Por último, e obviamente não menos importante, falaremos do MailChimp, capaz de te ajudar a criar uma campanha completa de e-mail marketing.
Esta plataforma de automação digital foi criada para fornecer resultados estatísticos de estratégias de marketing para vários segmentos empresariais, inclusive e-commerce.
O MailChimp também é muito fácil de usar. O trabalho de segmentação é realizado com simplicidade, possibilitando mais rapidez e eficiência.
A ferramenta permite a exportação de contatos, o que é extremamente vantajoso, já que dá celeridade à transferência das informações de clientes, parceiros ou leads.
E um detalhe relevante: tudo pode ser feito com um simples copiar/colar, além de outros meios.
O MailChimp também permite segmentar o público, dar um nome diferenciado à sua campanha, inserir o título mais adequado no campo assunto do e-mail e ainda ter acesso às estatísticas.
Mas saiba que esta plataforma não é simplesmente uma ferramenta de envios.
Ela é um recurso que permite a criação da estrutura dos layouts a partir de templates que ela disponibiliza. Depois é só personalizá-los inserindo outros itens, como imagens, texto, etc.
E para completar, O MailChimp ainda permite integração com vários aplicativos, via API.
Sabemos que são muitas informações e provavelmente tantas opções podem dificultar no momento da escolha.
Mas uma agência de marketing digital tem todo conhecimento necessário para te ajudar a decidir.
O que posso fazer para que minha empresa cresça utilizando o Marketing Digital?
Embora seja repetitivo dizer, você deve optar por uma ferramenta que proporcione todas as facilidades já citadas. A automatização de processos é inevitável para todas as empresas que desejam crescer e continuar competitivas. Portanto, invista em tecnologia para gerar otimização de tarefas recorrentes e enfadonhas e direcionar o foco dos profissionais para atividades criativas e de atendimento personalizado.
Quer reduzir erros, economizar gastos, dar celeridade de resposta ao público-alvo e melhorar a performance de sua empresa? Então, a saída é modernizar.
Uma plataforma vai funcionar como um sistema de acompanhamento e relacionamento com os leads, porém, não faz nada sozinha. É preciso uma equipe capaz desenhar uma estratégia robusta demarketing digital para que a plataforma desempenhe bem o seu papel. Seja com uma equipe interna bem treinada com com uma agência experiente, a ferramenta de marketing vai ser uma grande aliada se utilizada de forma completa.
Quer saber mais sobre como uma plataforma pode te ajudar? Vem tomar um café.