O marketing digital possui inúmeras ferramentas que ajudam empresas a construírem um relacionamento mais próximo com a persona, isto é, modelo de cliente ideal. Elas foram criadas para captar novos clientes e acelerar o contato e a geração de leads. Entre estas ferramentas está a landing page.
O que é landing page?
O termo é de origem inglesa e sua tradução mais exata poderia ser “página de aterrissagem”. Mas também pode ser página de destino.
Para ficar ainda mais claro, trata-se do meio por onde o internauta chega a um site.
Em geral, o conteúdo é simples, com poucos elementos e ela sempre vem acompanhada de um CTA (call to action) para incentivar a ação, que pode ser uma compra, um contato ou um cadastro.
Quais são os objetivos da landing page?
Toda a estratégia elaborada com esta ferramenta foca na geração de conversões. Por isso, seu intuito é obter o contato do usuário e impulsioná-lo a realizar um download, por exemplo. O que se quer mesmo é despertar desejo, interesse e curiosidade no público-alvo a ponto de convencê-lo a aceitar o convite para uma próxima ação.
Para que esta meta seja alcançada, é importante que a página seja objetiva, organizada e assertiva.
Qual a relação entre landing page e resultados?
Bom, na maioria das vezes estas páginas são por onde os leads iniciam a jornada de compra.
Ao começar esta caminhada o visitante, que antes estava apenas curioso, passa a ser um lead qualificado e, muito provavelmente, um cliente. Viu só como existe potencial nesta ferramenta?
Mas para que os resultados sejam bons o trabalho, no momento da preparação da landing page, é decisivo criá-la da maneira correta para que ela cumpra seu papel: mais clientes..
O que levar em conta ao elaborar uma landing page?
Lembre-se que já citamos que a página não pode ter muitas distrações! É por isso que os fatores abaixo devem ser cuidadosamente observados:
1. Layout
Deve ser agradável aos olhos, limpo, leve e só ter o que for realmente necessário.
2. Título
O ideal é que seja direto e que tenha total relação com o conteúdo. Pode até ter uma fonte diferente para chamar mais a atenção.
3. Subtítulo
Ao contrário do título, o subtítulo precisa passar um pequeno resumo do assunto para que o leitor sinta vontade de continuar interagindo na landing page.
4. Cor
Procure descobrir a sensação que cada cor provoca aos olhos humanos e aplique em sua landing page. Por exemplo, azul gera confiança, enquanto vermelho, inspiração.
4. Imagem
As opções são várias e é preciso avaliar qual delas tem mais a ver com o que você está propondo. Fotos ou elementos de design podem criar ainda mais interesse.
5. Descrição
É utilizada para ajudar o visitante a ter uma ideia rápida da oferta. Mas tem de ser breve, com frases diretas e destacando pontos de maior relevância.
6. Formulário
Este não pode faltar, mesmo que seja pequeno e com dois ou três campos. Como o objetivo da landing page é conversão, os dados de contato dos usuários são fundamentais.
7. Espaço em branco
Este é um recurso, também conhecido como white space, para deixar a leitura mais fácil, assim como nos livros.
8. Chamada para ação
O call to action é indispensável, pois é ele que incentivará o internauta a dar um próximo passo.
O acompanhamento dos resultados de sua estratégia é muito importante. Assim você poderá identificar possíveis modificações ou atualizações necessárias.
Outros recursos podem ajudar na criação de uma landing page. O teste A/B, por exemplo, é a maneira mais utilizada para avaliar o modelo mais assertivo para uma página de destino. Métricas como taxa de rejeição, taxa de conversão ou taxa de cliques são perfeitas para desenhar o cenário real do seu plano de marketing.
Todo este trabalho deve ser realizado por profissionais especializados. Eles são capazes de entender o comportamento do seu público-alvo e criar a melhor estratégia para o seu marketing digital.