Uma rede social que ultrapassa os 800 milhões de usuários, ao mês, certamente tem grande potencial para alavancar os negócios. O maior apelo de uma das plataformas mais utilizadas no mundo é o comercial.
Mas mesmo assim fica a pergunta: É possível usar o Instagram para negociações B2B? Sim, isso é perfeitamente viável, e mais, é eficaz. Você só precisa saber aplicar as estratégias corretas e aproveitar as oportunidades que estão disponibilizadas e ao alcance de suas “mãos”. Sua organização pode alcançar maior visibilidade, novos clientes e a fidelidade do público consumidor. Fazendo a abordagem correta, e diferenciada, o resultado positivo é certeiro.
O público B2B está no Instagram
No mundo, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos em número de usuários. Mesmo assim, é comum encontrar profissionais da área de marketing das empresas que duvidam que seus clientes sejam usuários do Instagram.
Mas, é quase impossível pensar que um usuário não seja alcançado durante a jornada de um determinado produto. E mesmo que seu objetivo seja chegar ao responsável pela tomada de decisão, negociações B2B são demoradas e influenciadas por outros profissionais da empresa.
Ao utilizar o Instagram para empresas você terá acesso aos maiores influenciadores do processo de compra e venda, que pode ser a pessoa que usa, por exemplo, um computador, um software ou outro produto qualquer.
O Instagram funciona muito bem quando é autêntico e real
Confiança deve ser conquistada, por isso, publique declarações verdadeiras de clientes. Fotos e vídeos precisam ser reais e mostrar a autenticidade de sua empresa e sua marca.
Esta metodologia traz bons resultados e aumenta o engajamento de clientes B2B que não dispensam parceiros bem-sucedidos. Portanto, não é só uma foto perfeita que atrai a atenção de novos negócios, mas legitimidade e veracidade.
Dois recursos do Instagram que a empresa não pode esquecer
1- Stories
Neste espaço as publicações devem ser interessantes, divertidas e curiosas. Já que elas ficam apenas 24 horas no ar, são ótimas para promoções ou recados rápidos.
2 – Bio
Preencha com links, informações de contato, endereço do site, do blog e, caso sua empresa trabalhe com Whatsapp para negociações de vendas, por exemplo, não esqueça de inserir o número na bio.
Enfim, use e abuse de vídeos, mas não esqueça que devem ter, no máximo, um minuto. A não ser que você use o aplicativo IGTV, que o Instagram já disponibiliza há algum tempo. Ele tem as características de um canal de TV e permite que os vídeos sejam maiores e visualizados na vertical. Mas, mesmo assim, tenha objetividade.
É isso!
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