Há alguns meses, uma empresa da área de tecnologia para construção civil nos procurou. Eles buscavam uma solução de marketing digital para aumentar a visibilidade do seu blog, com o objetivo de se tornar referência de mercado em informação e, consequentemente, atrair novos negócios para sua solução.
Como a empresa já atendia boa parte do mercado alvo, o crescimento dependia também do aumento do ticket médio dos clientes atuais. Por isso, concordamos que, além de incluir conteúdo de qualidade constantemente, seria necessário trabalhar o relacionamento e apresentar as soluções de forma modular. Para isso, utilizamos o inbound marketing para conhecer os leads e gerar mais interação.
Nos primeiros 3 meses, duplicamos as visitas no blog, após definir alguns passos na estratégia:
- Listagem de personas como ponto de partida
- Desenho da jornada de compra do cliente
- Redesign da interface do blog, otimizando as conversões
- Aplicação das melhores práticas de SEO no novo blog
- Cronograma de conteúdo interessante para as personas
- Desenvolvimento de materiais ricos
- Programação de landing pages para conversão
- Planejamento de disparos de e-mails de nutrição para base de contatos do cliente
A chave para conquistar visitas com marketing de conteúdo
Para guiar o marketing de conteúdo, analisamos os posts antigos e os assunto mais consumidos, criamos materiais ricos que faziam parte da rotina das empresas, ou seja, assuntos relevantes que ajudavam a resolver problemas reais desses leads.
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+218%
de aumento nas visitas em 180 dias
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3.196
leads qualificados
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356
oportunidades geradas
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Os resultados do marketing digital
Nos próximos meses, mantivemos a estratégia de trabalho com foco em marketing de conteúdo, SEO e relacionamento com leads, aumentando as visitas a mais que o triplo do início do trabalho, além de qualificar contatos antigos, gerar novos leads e oportunidades de negócio. O trabalho continuou com aumento da interação dos leads, com taxas de cliques nos e-mails em 45% e a taxa de conversão nas landing pages chegando a 60%.
Assim, transformamos um blog que era pouco atualizado em um canal de relacionamento, educação e desenvolvimento de novos negócios para o cliente. A aplicação de uma estratégia coesa, que abrange todas as ferramentas necessárias para guiar os leads pelo funil de vendas foi fundamental para alavancar os resultados de forma sustentável e crescente.
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