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7 dicas para entregar seu e-mail marketing na caixa de entrada

Uma estratégia de marketing digital abrangente não pode ignorar o envio de e-mails. Afinal, a taxa de efetividade desse canal chega a ser 4vezes maior que as redes sociais, por exemplo. Porém, a cada ano os servidores de e-mail estão mais rigorosos no recebimento de conteúdo comercial. Gmail, Hotmail, Yahoo, Outlook: são tantas variáveis e exigências diferentes que fica difícil manter um bom relacionamento digital através desse canal. Mas existem regras em comum, aceitas por todos os servidores e que ajudarão as suas peças a evitar o spam e chegarem direto na caixa de entrada. Veja:

1) Cuide dos seus contatos

A primeira preocupação quando falamos em enviar e-mail marketing e newsletters: quem vai receber? A velha prática de recuperar todos os seus contatos de e-mail, inclusive os contatos que já esfriaram há 5 anos atrás, está ultrapassada. Se não tem uma lista atualizada com contatos ativos há, no máximo, 4 meses, é hora de repensar sua estratégia digital.
Existem novas formas de captação de leads que estão realmente interessados em seu negócio, não vale a pena investir em listas antigas: o que você perde em reputação, você não reconquista com dinheiro. Por isso, trabalhe com uma lista atualizada e se não tiver uma, construa-a atraindo contatos pelo conteúdo, mídia online paga, parcerias, redes sociais e outras ferramentas do marketing online.

2) Permaneça cuidando da sua lista de envio

Se você tem uma lista confiável e engajada, trabalhe com ela. Saiba que sempre haverão contatos perdidos, por isso, não deixe de trabalhar sempre para atrair novos leads.
Pelas regras da ABEMD e como as boas práticas do e-mail marketing pedem, seus contatos devem ter double opt-in, ou seja, após o cadastro devem clicar em um link para confirmar que aceitam receber mensagens naquele endereço.
Se não tem, pense em uma ação de engajamento, que faça com que seus contatos aceitem continuar recebendo seu conteúdo. É a melhor forma de filtrar pessoas interessadas: perguntar.

3) Seja criativo nas peças online

Já sabemos que não é a propaganda a alma do negócio, mas o impacto da criatividade ainda atrai a simpatia das pessoas. Por isso, peças bem pensadas e impactantes podem ajudar seus disparos a caírem na caixa de entrada. Como? É simples, quanto mais pessoas abrirem e gostarem, menor será a taxa de rejeição da sua peça: mais pessoas felizes, menos caixa de spam.

4) O conteúdo ainda é Rei

Procure entender que tipo de conteúdo os seus leads querem consumir. Conteúdo ajuda a vender, mas há quem goste de receber aquele anúncio com preços baixos. Planeje bem suas mensagens e não caia no lugar comum. Lembre-se, quanto mais pessoas gostarem do seu conteúdo, mais pessoas receberão seus e-mails.

5) Texto em HTML, poucas imagens

O mantra dos analistas de marketing online deveria ser esse. Acorde e repita isso todos os dias. Mais texto e menos imagens é o primeiro passo até a sonhada caixa de entrada. Não se esqueça de inserir um texto alternativo nas imagens e, principalmente, de incluir uma versão de texto simples, para aqueles programas de e-mail que não exibem a mensagem em HTML.
Importante: Link para descadastro e para visualizar a mensagem no navegador facilitam sua chegada à caixa de entrada e facilitam o acesso.

Não envie uma imagem inserida no e-mail do Outlook para mil pessoas, nunca. Você tem uma reputação a zelar.

6) Use uma boa ferramenta de disparo

Existem muitas ferramentas de disparo de e-mail no mercado. Diversos preços, volumes, formatos de cobrança. Procure empresas especializadas que oferecem ferramentas completas e não deixe de pesquisar sobre sua qualidade. Pergunte a profissionais da área e ao Google.
A escolha da ferramenta interfere diretamente na sua reputação, afinal, se o carteiro não é responsável, a sua carta não chega ao destino.

7) Analise os resultados, sempre.

Depois de seguir as dicas anteriores, você escolheu um bom sistema para disparar sua mensagem criativa e dentro das boas práticas de mercado. Sendo assim, você terá condições de analisar os resultados e identificar os problemas.
Muito retorno? Quer dizer que seu critério na construção do mailing não foi suficientemente bom. Poucas aberturas? Que tal um assunto mais curto, instigante. Evite palavras promocionais demais, como “promoção”, “grátis”, “ganhe”.
Poucos cliques? Vale repensar a arte da peça e usar cores mais contrastantes.

Por fim, o envio de mensagens promocionais de forma responsável está longe de ser considerado uma prática de SPAM, por isso, vale testar novos formatos, discursos e ferramentas para encontrar o que melhor se adequa a você e ao seu público. Nunca deixe de testar para melhorar seus resultados e fuja das soluções caseiras demais.