A cada dia, a preocupação em otimizar recursos para melhorar as vendas é maior nas empresas de todos os portes. Garantir que os vendedores abordem os contatos realmente interessados e levar esses contatos ao momento da compra o mais rápido possível é o cenário ideal imaginado pelos empresários. E como entender esse público que se renova a cada dia, sem um padrão no comportamento de compra?
A primeira missão é definir, em meio a um mercado sem padrões, um caminho ideal, do conhecimento da empresa até a compra, que os seus consumidores deveriam seguir e acompanhá-los a cada etapa. Para isso, não há um meio melhor de se apoiar que o ambiente digital, que permite acompanhar e analisar cada passo do cliente. E como sair do papel e trazer os clientes para dentro da sua empresa: este é o papel do inbound marketing.
O marketing digital direcionando para a venda
Em poucas palavras, a estratégia de atrair interessados em sua marca usando uma estratégia completa de marketing digital chama-se inbound marketing. O sentido é muito mais amplo e as ferramentas utilizadas são as mais diversas: desde um e-mail de divulgação até um vídeo institucional bem produzido, toda peça de conteúdo digital pode fazer parte do planejamento de inbound.
Utilizando um conteúdo bem elaborado sobre assuntos que estejam alinhados à sua empresa, o público é atraído a se relacionar com a sua marca, seja em um contato inicial, para saber sobre uma curiosidade de mercado, ou para esclarecer dúvidas sobre seu serviço ou produto.
Talvez este público ainda não esteja decidido por comprar naquele momento, ou até, nem pense em comprar. Não há um momento certo de abordar esse potencial cliente, já que, hoje em dia, cerca de 80% das pessoas busca na internet antes de decidir pela compra. Por isso, ter conteúdos disponíveis para ajudar nessa decisão é o melhor caminho a seguir.
Canais digitais trabalhando em conjunto
Aqui a estratégia de marketing digital pode englobar de tudo um pouco: e-mails, canal de vídeos no Youtube, redes sociais, links patrocinados para alavancar a conversão de leads, um blog com conteúdo rico, landing pages com cadastro ou um site completo. Apresentando conteúdos relevantes, a empresa mostra sua experiência e tem condições de traçar uma estratégia de marketing digital para guiar o consumidor à compra, com um relacionamento mensurável, envolvendo-o em um processo informativo até que ele decida pela compra. Assim funciona o funil de vendas.
No caso de lojas físicas ou e-commerces, o lead pode ser levado à loja depois de conhecer conteúdos interessantes ou receber um convite com alguma vantagem: ofertas ou descontos são boas alternativas.
No geral, o inbound marketing é a melhor estratégia para atrair, converter e se relacionar com clientes, otimizando investimentos para garantir que os vendedores conversem com os prospects certos ou, até mesmo, que os clientes comprem diretamente, garantindo um melhor retorno do investimento (ROI) ao empresário.