Redes sociais para indústrias, funcionam?

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São milhões de pessoas conectadas às redes sociais no Brasil, mas isso todo mundo já sabe. Talvez o que ainda algumas pessoas não tenham percebido é que não importa o setor a qual pertença uma empresa. Todas têm seu lugar no mundo virtual.

Um estudo realizado em 2018 pelo The Americas concluiu que mais de 60% da população brasileira já era ativa nas redes sociais naquele ano. Este número, certamente aumentou. Um ponto que vale a pena ressaltar é que 58% deste público fazem, ou já fizeram, buscas na internet para encontrar produtos ou serviços. Outra conclusão do estudo é que as indústrias precisam marcar presença nas redes sociais, dada a grande importância de estar onde o consumidor está.

O poder das redes sociais para indústria

Bom, ficou provado que Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Youtube, etc, são ferramentas de marketing indispensáveis para todas as empresas. Dito isto, basta atentar para as especificidades de cada público consumidor e trabalhar publicações que despertem seu interesse.

Ok, mas não é só isso!

É preciso oferecer conteúdo relevante e anunciar de maneira assertiva para que estes canais de enorme potencial sejam ferramentas poderosas para as indústrias. São nas redes sociais que uma indústria vai encontrar sua clientela e divulgar sua marca e produto de maneira envolvente e distinta.

Por que a indústria deve apostar nas redes sociais?

Com tanta gente ligada no universo on-line é bem difícil encontrar uma pessoa que não tenha um perfil em alguma mídia social. Se no Instagram o público é mais jovem, no Facebook são os mais velhos que marcam presença. Sem falar no LinkedIn que não tem idade. Lá estão profissionais de diversos setores e cargos. No meio de tantos usuários estão executivos, donos de indústrias, engenheiros, técnicos, compradores, vendedores, entre outros.

Não há como negar que o networking é facilmente ampliado. As redes sociais não focam mais apenas na conexão de amigos, mas também na criação de relacionamento entre parceiros de negócios.

O que fazer para uma indústria se destacar nas redes sociais?

O primeiro passo é ter uma equipe dedicada para criar uma estratégia de marketing digital voltada às redes sociais. E neste caso específico, para o setor da indústria que tem suas peculiaridades. Todas as plataformas que já foram mencionadas aqui, são indispensáveis para um bom resultado, mas é extremamente importante realizar pesquisas e testes para direcionar a campanha ao lugar certo.

Contar com profissionais especializados é fundamental. Se não, todo o esforço será em vão. Eles buscarão respostas a várias perguntas que poderão contribuir para a criação de uma campanha de sucesso.

Os benefícios das redes sociais para a indústria

1) Sua marca com mais visibilidade

Estar visível e se fazer conhecer é uma das maneiras de chegar ao público consumidor. Hoje, a tecnologia está em toda parte. Você já deve ter visto anúncios publicitários de empresas de diversos segmentos em sites, redes sociais ou nos buscadores mais conhecidos.

Conteúdo informativo, notícias, vídeos institucionais, bastidores e tantas outras formas de divulgar uma indústria são utilizados diariamente. Anúncios que fazem rir ou que nos fazem refletir estão no Youtube, Facebook ou Instagram. Estas são apenas algumas maneiras de conquistar o público consumidor.
Mas é muito importante lembrar que seu conteúdo deve levar sempre informação às pessoas.

2) Interação e proximidade com os clientes

Existem tantas facilidades para que uma pessoa interaja com uma empresa: comentários, curtidas, compartilhamentos, mensagens inbox, e muitas outras. Todas estas ferramentas proporcionam um relacionamento mais próximo entre fornecedor e consumidor.

Mas para que isso ocorra, as publicações devem ter constância e periodicidade. E mais uma vez, conteúdo relevante. Tudo que leva conhecimento, gera engajamento.

3) Relacionamento com o público certo por meio da segmentação

Ao investir em publicidade você espera resultado. Então, não tem sentido “atirar pra todo lado”, certo?

Sua indústria tem um perfil de consumidor e é este grupo de pessoas, ou empresas, que você quer alcançar. As redes sociais possuem ferramentas que possibilitam segmentar por região, idade, sexo, cargo ou interesses. Com isso, todas as campanhas são direcionadas para as pessoas que estão dentro do perfil que sua indústria busca.

Acho que você notou o quanto as redes sociais podem fazer diferença no marketing de uma indústria.

Então, se sua empresa ainda não está presente, ou tem presença tímida nas principais plataformas, é hora de mudar isso!

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