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Marketing digital para franquias: como expandir a rede com o inbound marketing

Em um mercado forte e competitivo, cada detalhe é importante na corrida pelo franqueado e o marketing digital para franquias é um forte aliado na atração dos investidores certos. Uma estratégia que utiliza as ferramentas certas, pode alavancar a atração de leads para franquias de diversos segmentos, porém, uma estratégia mal estruturada pode ser destrutiva para a imagem da franqueadora.

Apesar de ser grande e muito abrangente, o mercado do franchising mantém um bom ritmo de crescimento nos últimos anos, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising, ABF. Seu último relatório, Desempenho do Franchising 2017, mostrou que o mercado obteve um crescimento de 8% em relação a 2016, apesar da diminuição do número de redes franqueadas no mesmo período.

Marketing digital para o crescimento de franquias

Mas qual seria a melhor estratégia para chegar ao investidor certo? Afinal, sabemos que não basta encontrar alguém disposto a investir, os valores da franqueadora devem ser alinhados aos do candidato para que os negócios fluam corretamente. Afinal, estamos falando de encontrar o investidor certo e não potenciais problemas.

A resposta para essa pergunta é uma outra pergunta: quem é a sua persona ideal? Persona é o perfil do investidor que a franqueadora enxerga como ideal. A partir dessa definição, é possível traçar um plano de ataque para atrair esses franqueados.

Ferramentas de marketing digital para franquias

O marketing digital é um vasto oceano quando se fala em opções de divulgação e captação de contatos. Muitas soluções online oferecem a possibilidade de atrair o público-alvo. Porém, é importante entender como funcionam e qual a melhor aplicação para cada uma delas, ou então uma solução pode se tornar uma armadilha. Veja:

Redes sociais

Sempre temos a impressão de que todos estão nas principais redes sociais e, por isso, são um terreno fértil para divulgação. O que normalmente não se leva em consideração é se, ao navegar no Facebook em suas horas de lazer, a pessoa está disposta a ver um anúncio relacionado ao seu trabalho. Ou, se o conteúdo das postagens é pertinente naquela rede social, já que muitos confiam mais em ler conteúdos de negócios no Linkedin, por exemplo.

Mídia online paga

Os links patrocinados ou banners em portais de conteúdo e blogs também podem ser ótimas opções de divulgação e captação de leads. Porém é necessário entender bem qual o melhor canal a ser utilizado para o público certo. Atingir uma massa grande de pessoas pode sair caro e não ser um tiro certeiro.

E-mail marketing

Essa ainda é a opção que traz mais retorno quando falamos em captação de leads. É verdade que as rígidas regras de envio de mensagens e o controle cada vez maior dos servidores dificulta um pouco a divulgação, mas é o canal que mais entrega resultados entre as opções. Porém, é preciso ter a base certa de contatos para encontrar interessados em investir em um negócio específico, certo?

Search Engine Optimization, ou SEO

A otimização de conteúdo para mecanismos de busca é, talvez, a mais barata das opções, já que gera resultados a médio e longo prazo. O investimento maior aqui é o desenvolvimento de conteúdo e, mais complicado: qual conteúdo desenvolver. Qual tipo de conteúdo o seu público quer ler? E em quanto tempo cada conteúdo publicado no site será devidamente indexado no mecanismo de busca?

Então, qual é a estratégia ideal para o mercado de franchising?

O marketing digital oferece todas essas possibilidades, porém, nenhuma delas será realmente efetiva sem uma estratégia bem definida. Um bom planejamento de marketing digital é o que leva em consideração o público a ser trabalhado, como ele será captado, como convertê-lo em contato e como levá-lo à escolha da franquia.

A metodologia do Inbound Marketing trabalha exatamente assim, baseado no perfil e na jornada do investidor, define-se quais ferramentas serão utilizadas e como será a abordagem em cada etapa de um funil de vendas. Dessa forma, é feita não só a captação dos interessados em investir, mas também o relacionamento com quem ainda não está pronto para a escolha da franquia, mas tem potencial para se tornar um franqueado.

Assim, é possível projetar a expansão da rede com um trabalho forte de marketing digital, com uma metodologia que otimiza os investimentos, já que gera retorno de curto, médio e longo prazos, tornando sua empresa referência no segmento.