Parece até que infográficos estão na moda. Por todo lado os vemos tentando explicar, demonstrar ou simplesmente ilustrar fatos e notícias.
A verdade é que os infográficos, principalmente os estáticos, estão por aí há muitos anos. Segundo a Wikipedia, os primeiros conhecidos foram feitos pelos povos pré-históricos e muitos de nós conhecemos: as pinturas rupestres. Depois apareceram os mapas e outras formas gráficas de demonstrar dados mais complexos.
Enfim, entre tabelas, linhas e desenhos bem trabalhados, desde o início do séc. XX, com a invenção dos pictogramas, os infográficos ganharam espaço e ajudaram muita gente a entender melhor os acontecimentos da época através dos meios de comunicação. Hoje, colaboram até com as vendas de empresas que usam o marketing digital para educar seus clientes.
Na nossa Era da Informação, onde tudo corre rapidamente pelo globo e temos cada vez menos tempo para assimilar muita informação, essa forma de transmitir informações resolve bem o problema tempo/quantidade/qualidade. Além disso, materiais como infográficos funcionam muito bem quando a estratégia de marketing digital é pensada para educar o público e guiá-lo por um funil de vendas.
Infográficos no marketing digital
Os infográficos são grandes aliados de uma estratégia de inbound marketing que entrega materiais ricos relevantes ao público. Por oferecerem fácil entendimento, os leads interagem muito bem com esse tipo de material. Quando o planejamento de marketing digital é bem pensado, materiais como esses ajudam a alavancar o número de conversão de leads e consequentemente, melhorar os resultados das vendas.
Aproveitando, então, a suposta “moda” dos information graphics, separamos algumas referências para você se inspirar quando for explicar acontecimentos graficamente. Alguns deles rodaram muito pelas redes, outros nem tanto, de qualquer forma, vale passar por todos. Clique nas imagens para ampliar.
Quer sugerir mais algum ingfográfico para aparecer aqui? Clique aqui e envie a imagem ou link. O info aparece junto com seu nome.