Saul Bass nasceu em 8 de maio de 1920, em Nova York. Estudou na Art Student League em Manhattan. Ele começou seu trabalho em Hollywood fazendo anúncios para cinema, até que colaborou com o cineasta Otto Preminger para projetar o cartaz do filme Carmen Jones em 1954. Preminger ficou tão impressionado com o trabalho de Bass que pediu para produzir a sequência de títulos do filme. Bass viu a oportunidade de criar algo mais do que uma simples seqüência, poderia criar algo que, em última instância, melhoraria a experiência do público e contribuiria para o humor e o tema do filme. Ele foi um dos primeiros a perceber o potencial criativo da abertura e encerramento dos créditos de um filme.
Saul Bass foi revolucionário. Depois de Carmen Jones, suas sequências de créditos e cartazes para filmes de grandes diretores de Hollywood foram marcos, depois dele, o tratamento com o visual e direção de arte dos filmes mudou. Seu trabalho é atemporal e muitas de suas criações persistem até hoje, inclusive identidades visuais desenvolvidas para grandes corporações multinacionais.
Aproveitei uma coletânea publicada no WellMedicated para mostrar o trabalho do mestre Saul Bass.
Film Posters
Os posters dele eram criativos e tiham um estilo inconfundível. São referências por saírem do lugar comum e dar uma identidade única a cada filme.
Saint Joan
Love In The Afternoon
The Shining
One Two Three
In Harm’s Way
Anatomy Of A Murder
Bunny Lake Is Missing
Advise & Consent
The Man With The Golden Arm
West Side Story
Such Good Friends
It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World
Exodus
The Cardinal
Bonjour Tristesse
The Human Factor
Vertigo
Logotipos
Além do trabalho com cinema, Saul Bass também é responsável por identidades visuais conhecidas e muito bem trabalhadas.
Para mais logo do designer: SignalNoise.
Girl Scouts
Kleenex
Dixie
Bell
AT&T
Warner Communications
United Way
United Airlines
Quaker
Design gráfico
Saul Bass começou trablahndo em design gráfico, desenvolveu trabalhos excelentes e marcantes para a época.
Sequências de créditos
Suas maiores obras foram as animações de aberturras e sequências de créditos inovadoras no cinema.
Veja outras sequências em: Titles designed by Saul Bass .
Bunny Lake Is Missing
It’s a Mad, Mad, Mad, Mad World
North by Northwest
Oceans Eleven (1960)
Anatomy of a Murder
The Man With The Golden Arm
The Seven Year Itch
Vertigo
WellMedicated – post completo e base para este.
Wikipedia – Saiba mais sobre a vida de Saul Bass
(Thanks to @malumelo, que inspirou na pesquisa)