O maior ícone da arte do século 20. Assim eu definiria o filho de eslovacos, nascido nos EUA em 1928, que revolucionou todas as formas de arte, do desenho ao cinema.
Graduado em design, começou sua carreira ilustrando para grandes revistas e campanhas publicitárias. Tornou-se conhecido por desenhos com o traço mais solto, expostos na Bodley Gallery de Nova York nos anos 40. Um pouco depois, sua primeira exposição individual, com uma série de 15 ilustrações baseadas na obra de Truman Capote que rodou diversos museus no país, inclusive o MoMA.
A partir dos anos 60, o trabalho gráfico com cores fortes, conceitos publicitários , ícones pop e artigos de consumo marcaram a obra do artista e, somados aos seus trabalhos multimídia, recriaram a arte pop. O valor total de vendas das arte s de Warhol ainda desbancaram Picasso, superando em US$100 milhões as vendas de quadros do artista cubista.
Por tudo isso, Warhol é conhecido como o príncipe da Pop Art e sua obra é referência até hoje para designers, artistas, publicitários, diretores de arte, fotógrafos , cineastas e muitos outros profissionais ligados às artes.
Referências e Links interessantes: