Pode parecer estranho, mas marketing digital e arte estão ligados na história recente da comunicação. A estratégia mais comum de divulgação na internet hoje, aproveita conceitos antigos, presentes na história da arte.
E entre os grandes nomes da história da arte, um tem destaque especial aqui pelo cuidado e criatividade na obra: Roy Fox Lichtenstein. Seguindo a tendência da pop art, ele transforma em arte conceitos e mitos conhecidos, no seu caso, valorizou os clichês das HQs, forma de comunicação já conhecida e muito consumida na época(50’s-60’s). Surgiu daí uma linguagem única e inconfundível do artista.
Ao lado de muitos artistas fundadores do movimento e participantes do Independent Group, que seguiam na contramão da arte moderna, Roy se destaca por aplicar nas artes um cuidado sem igual com a estética das pinturas e esculturas, apesar de utilizar uma linguagem já conhecida para fazer arte.
A pop art valorizava o real, itens do cotidiadno transformados em arte, diferente da arte moderna, que expressava um mundo paralelo, a visão abstrata do artista. Isso não acontecia na arte pop, tudo era facilmente reconhecido e entendido, sem cair no comum. O movimento chegou a ser criticado por se aproximar da publicidade, mas atravessou os anos mostrando as qualidades e o talento de cada um dos artistas.
O impressionante na obra de Lichtenstein é a preocupação em transmitir exatamente o estilo das HQs, trabalhando com cores fortes, marcação dos contornos e técnicas como o pontilhismo, para recriar as retículas dos quadrinhos impressos. Seu trabalho é paciente e planejado. Reparem nas referências de outros movimentos artísticos anteriores nos desenhos de Roy.
Marketing digital, Arte e Design
Mas o que a arte incrível de Roy Lichtenstein tem a ver com o marketing digital? Tem um componente importante entre esses elementos: o design. No campo do design atual, os artistas urbanos e contestadores são grandes referências visuais, oferecendo uma fonte quase inesgotável de ideias.
Mas design não é só visual. Nas últimas décadas, houve um entendimento de que design é projetar algo maior, tem participação direta na estratégia de negócios das corporações e claro, influi diretamente na publicidade e no marketing, inclusive o marketing online.
O estilo contestador da pop art e de Lichtenstein formaram um conceito forte: a importância que popular tem no consumo. A população consome o que é mais comum, mais viável. E bebendo dessa água, o marketing digital aproveita os conceitos de design thinking para planejar e identificar como as pessoas consomem produtos, serviços e conteúdos. Essa análise é o primeiro passo de uma estratégia de sucesso no marketing online e, mais especificamente, no inbound marketing.
No site da Fundação Roy Lichtenstein você encontra todas as obras do artista, incluindo obras espalhadas por museus do mundo todo e a cronologia da sua carreira. No Artsy você também encontra as obras inesquecíveis de Lichtenstein.