O IGTV é um aplicativo disponível para IOS e Android, integrado ao Instagram, onde você pode publicar vídeos verticais com mais de 59 segundos.
Embora seja um plataforma independente, qualquer usuário do Instagram pode acessá-la pelo ícone de TV que aparece bem ao lado do Direct. Desde seu lançamento, em junho de 2018, o IGTV já fez diversas atualizações e, segundo seu CEO, Kevin Systrom, a proposta é competir com outras plataformas on-line, como o Youtube.
A ideia é fazer do IGTV a mais nova TV móvel do mercado, além de incentivar uma mudança na maneira de assistir vídeos on-line.
O potencial do IGTV?
Uma funcionalidade muito interessante no aplicativo é que os usuários podem publicar vídeos (de 10 a 60 minutos) e compartilhar, automaticamente, uma prévia no feed do Instagram.
Isso é muito conveniente e favorável, já que no Instagram a preferência dos usuários tem sido cada vez mais por vídeos do que por fotos. Segundo a plataforma, o crescimento na criação de vídeos tem crescido constantemente e já chega a quase 80% ao ano. Somando esse número aos profissionais da área de marketing que apostam no mobile (eles já passam dos 50%), já dá para ver o grande potencial do IGTV.
A última avaliação do Cisco Visual Networking Index, descreve que até 2022, cerca de 79% do tráfego de dados móveis, no mundo, será de vídeos. Não é novidade que há algum tempo a internet vem conquistando o espaço que antes era só da TV.
E não é só isso!
As facilidades que a internet oferece faz com que as pessoas passem, por dia, mais de três horas on-line. Este é o melhor momento para as empresas investirem em vídeo marketing.
Mas qual é o melhor? IGTV ou Youtube?
Logo de início, a melhor vantagem do IGTV sobre o Youtube é o fato de não existirem anúncios publicitários. Este fato é extremamente positivo, porque deixa o vídeo mais agradável de se ver, já que permite que o conteúdo seja entregue aos espectadores sem as incômodas interrupções de anúncios.
A fuga para outros aplicativos ou conteúdos não acontece, fazendo com que a taxa de abandono seja mínima, ou nula.
Outro ponto muito positivo no IGTV é que ele foi projetado para smartphones. Para assistir vídeos o usuário não precisa mudar a posição do celular para horizontal, já que os conteúdos são produzidos na vertical. Só estes dois pontos que destaquei já faz do IGTV um aplicativo muito mais versátil do que o Youtube, pois oferece facilidades inegavelmente melhores aos usuários de smartphones.
Os stories do Instagram já estavam ganhando popularidade e com a chegada do IGTV a plataforma ficou completa e passou a ser mais utilizada para publicações de vídeos longos.
Vídeos que podem ser publicados no IGTV
Qualquer vídeo que esteja dentro das regras do Instagram e que necessitem de mais de 59 segundos (tempo máximo permitido no feed da plataforma) pode ser publicado.
Então, invista em entrevistas, bastidores da empresa, tutoriais ou vídeos com conteúdo informativo.
Só um ponto muito importante que você precisa saber: contas regulares podem criar e publicar vídeos de até 10 minutos e as contas verificadas, até 60 minutos.
Lembre-se que ao gravar você deve manter o celular na posição vertical, ok?
E sua empresa? Já começou a produzir conteúdos para o IGTV?
Conte aqui nos comentários como está sendo sua experiência.