A forma de se relacionar com clientes mudou. É preciso se atualizar e, para isso, é necessário rever quais são os seus objetivos: Você quer aumentar as vendas e ter clientes mais próximos? Quer clientes fãs de carteirinha da sua empresa/produto? Gostaria que os seus prospects se lembrassem de você sempre que houver uma necessidade em vista? Tem vontade de ser uma marca de referência, o Bombril da área em que atua?
Seja no meio B2C ou B2B, as pessoas buscam empresas que sejam próximas. Não estar aberto a isso pode te deixar para trás em um mercado que está pronto para roubar os seus clientes. Existem muitas formas de se relacionar e é preciso traçar boas estratégias para aproveitar o melhor de cada ação. O ideal é mesclar ações constantes online e offline, para se manter sempre presente e na memória do seu cliente.
Para isso, dê um passo para trás e se coloque no lugar do consumidor, o que pode agradá-lo, o que ele gostaria de saber sobre a sua empresa? Como e em quais locais você pode estar presente?
Qual o evento ideal para aumentar resultados?
Eventos de relacionamento são muito bons para trazer mais proximidade e participar mais ativamente da vida do seu cliente. Nós vamos ajudar você com ótimos motivos para implantar este tipo de ação na sua empresa.
Muitas empresas acreditam que a única forma de estar próximo é participar de feiras do setor, que são ótimas opções, mas os valores são elevados e em tempos de crise é preciso reter custos.
Mas você não precisa desistir por conta de custos: o marketing promocional tem um grande leque de opções para alavancar seus negócios. Levantamos 5 motivos para você fazer pequenos eventos de relacionamento, ativando contatos, posicionando a sua marca, vendendo e tornando-a ainda mais querida pelos seus clientes e prospects.
1. Exclusividade
Grandes eventos de negócios tem muitos participantes, alguns podem ser seus concorrentes diretos e boa parte deles pode investir alto para atrair o público, diminuindo a suas chances de obter mais resultados.
Um momento a sós com os seus prospects, lhe dá a oportunidade de ser a única marca a expor os seus produtos e garante toda a atenção do público presente para a sua empresa.
2. Proximidade
A máxima da venda é estar próximo dos seus clientes, se tornar conhecido para ser lembrado em um momento de necessidade. Convide seus prospects para um coquetel, não esqueça de chamar parceiros que possam agregar no seu evento e complementar os seus serviços. Com um evento próprio você sai na frente, ganhando a oportunidade de conhecer melhor os seus clientes, entendendo as necessidades e aumentando a possibilidade de fidelização, já que você poderá oferecer um serviço mais personalizado.
3. Interesse pelo seu serviço/produto
Acredite, pessoas que vão neste tipo de evento estão realmente interessadas no que a sua empresa tem a oferecer. Aproveite a chance para gerar mais interesse e fechar novas vendas e parcerias. Esta é a oportunidade de mostrar sua qualidade e que pode atender bem. Não deixe de mostrar caminhos para um cliente habitual contratar outros serviços ou indicar outras empresas. Mostre-se presente e interessado, esse é o melhor caminho para aumentar seus resultados.
4. Criar uma experiência única com a marca
Aproveite a oportunidade para criar boas experiências, faça demonstração de produtos, palestras poket de novas soluções, insira o seu cliente/prospect no dia a dia da empresa, deixe que ele a conheça de verdade. Desta forma, além de aprender, vai gerar mais empatia, fazendo-o lembrar de você.
5. Custo
O custo destes eventos costumam ser flexíveis, adequando-se ao momento da empresa. Pode-se optar por um coquetel de networking com apresentação de uma nova solução, ou por um evento mais completo, com almoço, parceiros, palestra, demonstração e interação.
É possível investir convidando jornalistas e blogueiros de pequenas e grandes mídias com o intuito de ampliar a divulgação, por exemplo, direcionando os custos para atrair mais resultados.
O importante é lembrar que todos os meios de se relacionar são importantes e possuem seus diferenciais, mas em tempos de crise, certamente vale a pena investir e deixar o seu cliente mais próximo, onde você terá a atenção exclusiva para apresentar as suas soluções e chances reais de fechar bons negócios.