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Tendências do marketing digital

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O marketing digital está revolucionando a forma de atrair clientes e impulsionar vendas. A cada momento surgem novidades e é importante acompanhar cada uma delas para entender se é aplicável no seu ramo de atuação e se realmente colabora com o recontro esperado dentro da estratégia adotada.

Em setembro/2017 passamos uma semana ensolarada e cheia de novidades em Florianópolis. Foram treinamentos, reuniões e cafés muito bem aproveitados. Conversamos com parceiros e empresas que estão no centro das tendências digitais.

Além disso, nossa equipe se uniu em um esforço conjunto para reunir os assuntos mais em pauta no mercado, assim resumimos os principais pontos para você não perder nada:

Marketing BI

O marketing digital possibilita a análise detalhada de cada interação com leads e do resultado de cada campanha publicada. A cada dia, a possibilitade de geração de dados aumenta e a análise desses dados precisa ser mais avançada, o que toma mais tempo e, consequentemente, mais investimento em operação.
O Marketing BI (de business intelligence) vem para auxiliar, se não resolver, o excesso de dados que chegam e não são aproveitados nos relatórios gerais, ou o big data.

Mas o que é big data?

O termo Big data é usado para definir o grande volume de dados com o qual as empresas precisam trabalhar para entender, alcançar e analisar os seus negócios. A geração desses dados pode ser feita pelos mais diversos canais, porém, a análise é o ponto chave, pois é o que vai identificar valiosas oportunidades de negócio, entender o comportamento do consumidor e, assim auxiliar no plano de ataque.

Assim, o Marketing BI como ferramenta analisa automaticamente esses dados e gera relatórios relevantes, de forma customizada para a necessidade de cada empresa. Tudo é planejado para utilizar ao máximo o volume de dados de forma inteligente para que, assim, o planejamento das próximas ações seja objetivo e baseado no comportamento e reações dos leads.

Segundo a Forbes, 39% das organizações já aumentam seus resultados e fidelizam seus clientes com ações planejadas a partir da análise de dados. É realmente uma tendência que já está gerando resultados e mudando o ROI de empresas comprometidas com uma transformação digital efetiva.

Qualificação de leads

Seguindo na linha da análise de dados, a qualificação de leads tem um novo passo a ser dado. Todo lead gerado deve ser qualificado com inteligência e posicionado entre os que têm concordância ou não com a marca, ou seja, se seriam clientes realmente rentáveis ou mais uma dor de cabeça para os negócios?
Quando se fala em negócios sustentáveis, também precisa-se falar se o cliente é bom para a empresa, se suas expectativas serão atendidas ou não com o produto oferecido. Cada dia mais, fala-se em “fit” do cliente para adequar-se ao mercado e atender pessoas que realmente trarão benefícios e não apenas uma compra frustrada.

Nesse ponto, qualificar o lead pensando de fora para dentro é essencial na construção de uma estratégia de sucesso com ROI positivo.

Automação de marketing

O funil de vendas está mais vivo do que nunca. E a automação de marketing funciona cada vez melhor para guiar seus leads por ele. Fala-se em uma média de 53% de aumento em conversões e geração de leads, quando se usa a automação na estratégia de marketing.

A automação de marketing agiliza o relacionamento com leads conhecidos, facilitando o processo de nutrição de acordo com o perfil de cada contato através de e-mails segmentados e direcionados. Em resumo, a automação leva a informação que o lead procura, sem precisar estar diariamente decidindo qual conteúdo será enviado.

É uma estratégia que continua na crista da onda e ganha mais espaço nos relatórios de resultados ano a ano.

Chatbots

Com a inteligência artificial e plataformas cognitivas cada vez mais avançadas, os chatbots vieram para somar. Dessa vez, nada daqueles atendimentos automatizados, onde um sistema te mostra uma busca entre artigos que tem relação com a sua dúvida. Nada disso, os chatbots atendem você, respondem suas dúvidas e, se você faz uma pergunta que não está na base de conhecimento, logo ela será fonte de dados para que o próximo atendimento sobre aquele assunto seja resolvido. São interações totalmente automatizadas, porém, personalizadas.

Eles estão presentes nos sites, nas redes sociais e até no telefone, conversando com você e entendendo as suas palavras, mas vamos nos ater ao ambiente digital, afinal cognição é um assunto vasto que abrange diversos aspectos da nossa vida.

As empresas investem cada vez mais no desenvolvimento de chatbots por verem vantagens inigualáveis (e óbvias): redução de custos, atendimento 24h, alinhamento no discurso e linguagem personalizada. Tudo com a identidade da marca e sem faltas 😉

São várias os sistemas de chatbots disponíveis, que podem ser integrados aos diversos canais de atendimento da empresa, melhorando o contato com o cliente e aumentando o engajamento da marca.

WhatsApp Business

Falando em engajamento, WhatsApp foi, talvez, a forma mais revolucionária de comunicação dos últimos anos. O app levou o contato por telefone a um novo nível, com proximidade full-time com os contatos da sua agenda. Para alguns, pode ser um pesadelo, mas os gestores de mídias sociais e as empresas pediram muito por essa solução: e o WhatsApp Business já é realidade (ou quase).

A versão de teste chegou no final de 2017, dando a oportunidade de utilizar um número corporativo para utilizá-lo, além de funções específicas para empresas, como análise de informações, uso de telefone fixo, respostas automáticas, migração de conversas para quem já usa o app, entre outras.

Se boa parte das empresas já tem um número de WhatsApp para atendimento, parece que essa novidade vai tornar essa prática obrigatória no mundo da geração de negócios.

Todas essas ferramentas, que são tendências no marketing digital, devem fazer parte de uma estratégia bem planejada em busca do tão procurado ROI. Para entender como elas podem funcionar em sua estratégia, dê uma olhada em nosso artigo sobre Como o Inbound Marketing aumenta suas vendas.
Bons resultados para você!

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