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Automação de marketing

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Pode parecer que o marketing digital avançou aos poucos, mas o tempo que Marketing e Publicidade tradicionais levaram para chegar ao estágio atual é mais uma prova da alta velocidade do digital. Há apenas quinze anos, o marketing digital reduzia-se a desenvolver websites com boa usabilidade e uma otimização de buscas reduzida a repetir a mesma palavras-chave na página. Com o passar dos anos, vieram novos algoritmos do Google, o projeto de links patrocinados foi viabilizado, a importância de um conteúdo relevante para o usuário aumentou e o relacionamento entrou em cena de verdade no marketing digital.

O e-mail e as novas redes sociais também foram partes importantes dessa evolução. Hoje, e-mails com conteúdos são mais usados, aliados aos e-mails de ofertas, para envolver os leads com informações interessantes, com o objetivo de mantê-los por perto até o momento da compra. É claro que, para ser assertivo, os e-mails precisam estar de acordo com a legislação e boas práticas, assim a estratégia não vai por água a baixo por conta de detlahes não percebidos.

Porém, até pouco tempo, não existia uma forma inteligente e automática de se relacionar com esses leads. Os conteúdos entregues eram separados manualmente e cada envio e segmentação de bases eram feitas uma a uma. Havia estratégia, mas faltava inteligência na operação.

Por isso a automação de marketing é um importante – se não o maior – aliado no relacionamento com os leads ao guiá-los pela jornada de compras. Para entender melhor o que é e onde podemos chegar com a automação de marketing, vamos levantar alguns pontos principais:

  • O que é automação de marketing
  • Como funciona a automação na prática
  • Por que incluir a automação de marketing em sua estratégia?
  • Quais resultados a automação de marketing pode trazer para a sua estratégia


O que é automação de marketing

Automação de marketing é adicionar inteligência à sua tática de marketing digital. É incluir um processo automatizado por meio da tecnologia, para criar, executar, gerir, relacionar e monitorar estratégias, nutrindo e seus leads e entregando conteúdo que seja relevante a cada um deles, individualmente.

A automação de marketing pode ser aplicada a diversos canais: e-mail, social, website. Como exemplo, temos os chatbots que entraram em cena recentemente para suprir a necessidade da automatização do atendimento, principalmente nos serviços online. Chatbots são sistemas inteligentes, que interagem com o visitante, realizando atendimentos via redes sociais ou website, sempre baseado em informações pré-inseridas no sistema. Isso agiliza o serviço e filtra usuário que realmente precisam de um atendimento mais avançado, os quais são direcionados para um atendente humano.

A aplicação por e-mail vai além da conversa em si. Ela pode começar com uma resposta automática de uma ação efetuada pelo visitante, como o preenchimento de formulário ou download de material rico, e avançar o relacionamento nutrindo os contatos com conteúdo relevante para cada um. Esse processo pode culminar em uma venda ou um e-mail de contato mais pessoal para levar o lead a conhecer mais sobre o serviço. É tudo customizável, de acordo com os rumos da estratégia adotada.

Toda essa automação precisa da tecnologia, de um software especializado para o canal escolhido. Além disso, precisa de um planejamento prévio que defina como o relacionamento será feito e quais conteúdos serão entregues durante o processo.

Como funciona a automação de marketing na prática

Dentro de uma estratégia integrada de marketing digital, diversos canais são utilizados para atrair, converter e nutrir leads. Para colocá-la em prática, um grande esforço de pessoal é necessário: definição de persona, jornada de compra, criação de conteúdo, criação das mídias de divulgação e segmentação de listas. Cada etapa demanda muito tempo de operação para se chegar ao resultado esperado.

A automação de marketing, além de agilizar a operação, faz com que o esforço humano seja maior na inteligência do que na operação, afinal, o bom planejamento é a chave para uma automação de marketing de sucesso.

De forma mais simples, a automação entrega conteúdos e se relaciona via e-mail com leads, fazendo com que sigam pelo caminho correto da jornada de compra. Em suas forma mais complexas, o atendimento automatizado com inteligência artificial toma o lugar do ser humano no primeiro contato dos clientes de serviços online, o caso mais famoso é de um pioneiro banco digital aqui no Brasil.

Por que incluir a automação de marketing em sua estratégia?

Um bom planejamento de marketing digital engloba diversas ferramentas para entender, atrair, converter e relacionar-se com os leads e clientes. Hoje, cada pessoa impactada espera um atendimento de alto nível, que entende suas particularidades e problemas, entregando conteúdo relevante dentro da sua expectativa.

A operação de um atendimento ou relacionamento feita corretamente, de forma segmentada, demanda grandes esforços se feita manualmente. As estratégias podem conter e-mails diários ou atendimento 24 horas nas redes sociais, por exemplo. Dispor de pessoal para operar cada etapa pode ter um custo alto, além do tempo que se perde. Dependendo da estratégia, a operação manual pode ser impossível de ser feita.

A automação de marketing, feita de forma inteligente com uma tecnologia avançada, preenche essa lacuna. Com um bom planejamento, é possível nutrir infinitos leads ou atender incontáveis pessoas sem precisar ter uma pessoa 24 horas na frente da tela. E-mails e respostas automáticas cumprem sua função de relacionamento, atendimento e até de venda, a um custo mais baixo e com resultados acima do esperado.

Quais resultados a automação de marketing pode trazer para a sua estratégia?

Além da óbvia economia em pessoal e tempo, estimada em cerca de 4%, a automação de marketing traz benefícios diretos nos resultados das vendas. Nutrir leads conhecidos gera conhecimento e agiliza o processo de vendas, fazendo com que os leads estejam mais preparados no momento do contato com o departamento de vendas.

A Forrester Research afirma que empresas que investem em nutrição constante de leads geram 50% mais vendas e um custo 33% menor. Além disso, a consultoria MarketingSherpa levantou que 79% dos leads gerados nunca se convertem em vendas por não haver uma nutrição efetiva.

Com tudo isso, estima-se que, para as empresas que utilizam a automação de marketing como parte da estratégia de marketing digital, as receitas chegam a aumentar até 25%, com vendedores atendendo clientes mais bem informados e investindo mais tempo em vender do que em buscar clientes.

Dessa forma, fica claro que incluir a automação de marketing nas estratégias digitais traz resultados interessantes para as vendas e melhora o aproveitamento do tempo da sua equipe, então se quiser se aprofundar mais neste assunto, baixe o nosso e-book, nele você vai encontrar informações essenciais para ter uma automação de sucesso.

Nos próximos posts iremos falar das diversas mídias e formatos, mostrando caso a caso a importância dessa ferramenta. Acompanhe o blog e fique com a gente! 😉

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