Agência ou equipe interna de marketing digital?

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Uma dúvida que paira constantemente no mundo do marketing e nas reuniões de diretoria nas empresas: terceirizar o marketing digital para uma agência ou ter uma equipe interna que assuma essa estratégia? Não há uma resposta exata, afinal, quando se fala em marketing, tudo é relativo.

Para se definir uma estratégia de marketing digital, o cenário da empresa deve ser estudado. Público-alvo (ou persona), estratégia, objetivos e investimento disponível são apenas alguns dos fatores que interferem nessa decisão. O fato é que tudo deve ser muito bem analisado, já que olhar apenas para o custo da operação pode sair caro.

Experiência conta

O principal fator que conta a favor da contratação de uma agência especializada é a experiência. Nada como trabalhar com diversos clientes, aplicando estratégias diferentes, para saber o que funciona melhor em cada caso. “Testar” é uma palavra de ordem no marketing digital e inbound marketing.

Profissionais de agências digitais normalmente têm uma vivência maior com as ferramentas e canais digitais, já que normalmente não cuidam de apenas um cliente, mas sim de várias empresas diferentes e, em boa parte dos caso, em segmentos diferentes.

Com experiência, o tempo de testar soluções é reduzido, o que faz com que os resultados surjam mais rápido. Por isso a opção de terceirizar essa operação sai na frente.

Um bom treinamento em marketing digital é imprescindível

Por outro lado, uma boa equipe pode sim ser montada para operar uma estratégia de dentro da empresa. Sabendo buscar os profissionais certos, ou capacitar os profissionais que já fazem parte do quadro, é possível desenvolver uma operação de marketing digital completa sem traumas.

Com um bom treinamento de estratégia e das ferramentas digitais, a equipe pode ser capacitada e estar apta para criar uma estratégia completa de inbound marketing, trabalhando com todas as fases da jornada de compra e etapas do funil de vendas.

Além disso, uma operação de marketing digital interna oferece agilidade. A integração de um time interno com outros departamentos, como vendas por exemplo, certamente é melhor do que uma equipe terceirizada que tem pouco contato com outros setores fora do marketing da empresa. Essa integração é importante na fase de qualificação de leads, para entender o que acontece com os contatos entregues ao departamento comercial e tratá-los devidamente.
Os dois modelos trazem vantagens e desvantagens, a resposta dessa dúvida está na análise do cenário e das possibilidades da empresa. Enquanto terceirizar é focar no seu core business, desenvolver dentro de casa é ter o controle próximo. Tudo depende da análise do momento da empresa.

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