Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

O momento certo de renovar uma marca

marca
Share Button

Já falamos aqui que o ativo mais importante de uma empresa é a marca. Não um logotipo bem desenhado e planejado, a Marca. A marca é a expressão sensorial de todo um plano de negócio, que deve estar presente em cada contato que o mercado – clientes, colaboradores e fornecedores – tem com a empresa, expressando seus valores e objetivos.

A construção de uma marca forte demanda um grande empenho. Além de investir tempo de desenvolvimento e amadurecimento, existe ainda a pesquisa e toda a aplicação da marca nos canais de contato com o mercado: vendas e marketing, por exemplo. Depois da construção, vem a manutenção e expansão da visibilidade para ganhar o mercado com consistência, um trabalho duro, com resultados construídos dia a dia, desenvolvendo materiais de vendas, ações de marketing, papelaria interna. Tudo para deixar a marca bem apresentada em todos seus pontos de contato.

Então, se construir a marca da sua empresa é tão trabalhoso e requer tanta atenção e empenho, o que o faria repensá-la? Quais motivos podem levar uma empresa a reformular o branding e ter uma nova cara para o mercado?

Os motivos são muitos e frequentemente vemos casos de re-branding bem sucedidos, e mal sucedidos também. Lembra do caso do novo logotipo da americana GAP? O público reclamou e a empresa voltou à tradicional tipografia serifada. Um clássico caso de falta de pesquisa pode ser um bom exemplo de que mudar a marca sem o planejamento adequado pode ser um tiro no próprio pé.

gap-rebrand

O clássico serifado e a tentativa de rebranding da GAP

Recentemente, a gigante Google renovou o visual da sua marca e de suas submarcas. Alegando a mudança de hábito dos internautas, a empresa mudou a tipografia e o símbolo, procurando se atualizar com a nova forma de consumir seus serviços: os dispositivos móveis.

google-rebrand

Antes e depois da marca Google

A renovação da marca pode ser sim bem sucedida, desde que sua mudança seja bem planejada, de fora para dentro, alinhando expectativas do mercado e a visão interna. Levantamos as situações mais comuns, e indicadas, para renovar  uma marca já existente

  • Renovação/modernização: O tempo passa, o público amadurece e novos públicos surgem. Assim como todo bem móvel, uma marca pode envelhecer e precisar se atualizar para atender os novos consumidores. Além disso, renovar a marca pode ser uma boa estratégia para melhorar a reputação da empresa para consumidores e fornecedores. Um bom estudo de mercado e a proximidade com quem compra, ajuda a reconhecer o momento da renovação.
  •  Expansão ou mudança de mercado: A empresa pode passar a atuar em novos mercados ou, simplesmente, restringir um nicho exclusivo a ser atendido. Outro motivo pode ser a aquisição de novas empresas, o que requer uma arquitetura de marca. Em qualquer um dos casos, é importante que o símbolo (logotipo) e toda a extensão da marca sejam ajustados, expressando corretamente o novo posicionamento.
  • Nova estratégia de mercado: Para conversar com o público certo, a marca precisa expressar os valores e o direcionamento da empresa, alinhando-se às novas estratégias do negócio. Assim como os objetivos são reavaliados constantemente, a marca precisa acompanhar as mudanças mais significativas.

A avaliação sobre a percepção da marca deve ser constante, assim como o processo de desenvolvimento da mesma. Sempre que a resposta para a dúvida “Este é o momento de renovar a marca?” for clara e objetiva, vale consultar uma empresa experiente para definir os prós e contras da renovação e decidir o melhor caminho na busca dos melhores resultados.

 


A Saatis Design e Comunicação desenvolve estratégias para empresas que buscam resultados efetivos através do desenvolvimento de uma marca mais relevante. Trabalhamos em todos os níveis da gestão da marca, do planejamento ao design,  implantando e monitorando toda a comunicação nos ambientes on e offline. Entre em contato e solicite uma análise da extensão e percepção da sua marca.
Share Button
Saatis
Saatis
Somos uma agência de resultados, que aplica as ferramentas do marketing digital e do marketing promocional para acelerar empresas de todos os portes. Divulgamos conteúdo relevante sobre marketing digital, live marketing, branding e design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *