Create a Joomla website with Joomla Templates. These Joomla Themes are reviewed and tested for optimal performance. High Quality, Premium Joomla Templates for Your Site

Design de inclusão

Share Button

Na última semana conheci dois projetos muito interessantes e mais do que isso, humanos. Achei que merecia um post como referência de design e cidadania. Color Add e Touch the Color são exemplos a seguir tanto por designers quanto por fabricantes de produtos que se esquecem das “minorias”.

ColorAdd

O ColorAdd é um sistema de identificação de cores por daltônicos. O daltonismo é um problema que atinge 10% da população masculina mundial e os portadores têm dificuldade para identificar diversas cores do espectro. Um projeto como esse significa a independência do daltônico para perceber cores, evitando inclusive situações de risco como entender sinais de trânsito.

O sistema identifica as cores básicas por símbolos, criando composições para cores secundárias, veja como:

Simples e fantástico. Mais sobre o ColorAdd em www.coloradd.net

Feelor Touch the Color

Feelor Touch the Color é um conjunto de lápis de cor voltado ao público infantil portador de cegueira. Arrisco dizer que também pode ser utilizado pelos portadores de daltonismo, citados acima.

Cada lápis do conjunto traz um desenho diferente na ponta, identificando cada cor por uma figura lúdica. Ao pegar o lápis amarelo, a criança o reconhece tateando a figura do pato na ponta do lápis. O sistema é simples porque utiliza figuras de fácil identificação para as crianças.

Sabia mais sobre o Feelor Touch the Color aqui.

Gostou? Comente sobre estas idéias.

Share Button
Saatis
Saatis
Somos uma agência de resultados, que aplica as ferramentas do marketing digital e do marketing promocional para acelerar empresas de todos os portes. Divulgamos conteúdo relevante sobre marketing digital, live marketing, branding e design.

1 Comment

  1. Andy Quick disse:

    Having worked with the RNIB in the UK I would say it is an interesting idea especially for people who know colours already and have then gone colour blind for some reason.

    The difficulty lies with people who are colour blind from birth. How do you explain red to them if they have never seen the colour red?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *